Categories: Notícia

Demonstrativo em agricultura orgânica

Embrapa lança nova edição do curso prático demonstrativo em agricultura orgânica

A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) em parceria com o Sítio Catavento (Indaiatuba, SP) e a Fazenda Nata da Serra (Serra Negra, SP), com o apoio da Fundação Fundação Arthur Bernardes, realizarão uma nova edição do Curso Prático em Agricultura Orgânica, de junho a setembro de 2013, sempre nos últimos finais de semana de cada mês, com carga horária total de 64 horas. O programa do curso contempla questões essenciais para a formação básica em agricultura orgânica, tratando de conceitos fundamentais e critérios utilizados no planejamento e na aplicação prática.

 

Tanto a parte teórica como a prática serão realizadas no Sítio Catavento e na Fazenda Nata da Serra, com atividades agrícolas, de pecuária leiteira e de processamento.

 

As aulas teóricas darão fundamentos necessários para o entendimento do prático, e serão ministradas no período da manhã por profissionais conceituados, enquanto que as aulas práticas demonstrativas ocorrerão no período da tarde, transferindo a experiência dos produtores orgânicos acompanhados pelos professores da manhã. À noite, após o jantar, serão apresentados vídeos como ferramenta base para discussões e realização de trabalhos em grupo, bem como reuniões mais descontraídas para troca de experiências.

 

O curso, voltado para a capacitação e desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos, será oferecido em 4 módulos, sendo:
Módulo I – Introdução à agricultura orgânica, de 29 a 30 de junho
Módulo II – Manejo ecológico e agrofloresta, de 27 e 28 de junho
Módulo III – Pecuária e processamento, de 31 de agosto a 1 de setembro
Módulo IV – Aspectos econômicos e sociais, de 28 a 29 de setembro

 

O Módulo 1 abordará a definição e princípios da agricultura orgânica, manejo ecológico do solo, a importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças, análise de solos e equilíbrio de bases, a teoria da Trofobiose como ferramenta para o controle de doenças, e práticas agrícolas em ambiente protegido e campo aberto. Os docentes desse módulo são Ana Primavesi, Hasime Tokeshi e Fernando Ataliba Nogueira.

 

O Módulo 2 versará sobre a história ambiental e sociocultural da alimentação no Brasil, manejo ecológico de pragas e doenças, uso multifuncional da terra e planejamento de sistemas agroflorestais biodiversos, o conforto ambiental da planta e seu equilíbrio nutricional. Os docentes são Carlos Armênio Kathounian, Patrícia Vaz e Fernando Ataliba Nogueira.

 

O Módulo 3 abordará a pecuária e processamento, manejo e conservação de pastagens, sistemas ecológicos de produção (ambiência), controle de ecto e endo parasitas, homeopatia animal, produção de leite, industrialização (laticínios), pastejo rotacionado, arborização e consorciação e o Projeto Balde Cheio. Os docentes são Mário Ramos e Ricardo Schiavinato.

 

O agronegócio orgânico será o tema do Módulo 4. Serão discutidos certificação, aspectos legais, marketing, alternativas aos modelos atuais, comercialização, organização e análise estratégica, custo de produção, planejamento de produção, alimentação: saúde e qualidade de vida. Os docentes são Marcelo Morandi, Nilson Antônio Modesto Arraes, Elaine Azevedo e Fernando Ataliba Nogueira.

 

Recebimento das inscrições:

 

Fundação Fundação Arthur Bernardes
Valor: 1.600,00 parcelado em 2 vezes de R$ 800,00, com a 1ª parcela no ato da inscrição e a 2ª parcela após 30 dias. Para pagamento à vista haverá 10% de desconto. São 30 vagas.

 

A inscrição deverá ser efetuada por meio de formulário eletrônico constante no site da Funarbe até 31 de maio de 2013, pelo link http://www.eventos.funarbe.org.br/detalhes/curso-pratico-demonstrativo-em-agricultura-organica.

]

A efetivação será feita mediante confirmação do pagamento. Os inscritos que desistirem de participar até o 21 de junho terão devolvidos 70% do valor pago, após esta data não haverá devolução.

 

Fonte: Embrapa

Equipe Agron

Recent Posts

Aspargo-Alfinete: O arbusto ornamental que suporta vento, calor e variações climáticas e os nutrientes que mantêm a folhagem sempre vibrante

O aspargo-alfinete combina resistência natural com uma folhagem delicada, mas sua aparência depende diretamente da…

17 minutos ago

O comportamento curioso da coruja e por que sua imagem de mistério não nasceu por acaso, já que seus hábitos e sentidos realmente a colocam em outro nível entre as aves

A combinação de visão adaptada à escuridão, audição extremamente precisa e hábitos silenciosos fez da…

1 hora ago

Mercado do boi gordo pode virar no fim de 2026; Entenda

O mercado do boi gordo segue pressionado, mas a redução do confinamento e as incertezas…

13 horas ago

Preço do leite ao produtor sobe pela quarta vez seguida em 2026

O preço do leite ao produtor subiu 10,4% em abril, impulsionado pela menor oferta e…

14 horas ago

Frio não é o maior desafio das vacas Holandesas no RS

Vacas Holandesas toleram baixas temperaturas, mas a umidade do inverno gaúcho aumenta riscos de mastite,…

16 horas ago

This website uses cookies.