Categories: Notícia

Irregularidade da chuva prejudica lavouras no RS

Alziro Marin é agricultor de Tuparendi, no noroeste do Rio Grande do Sul. Ele plantou este ano 45 hectares de soja, tinha uma previsão de colher mais de 50 sacas por hectare, mas com a falta de chuva, a produtividade vai ser bem menor.

Nas lavouras que começam amadurecer agora, as vagens têm poucos grãos e o desenvolvimento foi prejudicado pela falta de água. A busca de informações para encaminhar o seguro Proagro já começou nos sindicatos de trabalhadores rurais do noroeste gaúcho.

Publicidade

No céu, as nuvens estão carregadas, mas a chuva só veio em pontos isolados e em pouca quantidade. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia de Santa Rosa registrou no mês de fevereiro apenas 3 milímetros de chuva.

As lavouras que foram atingidas pela chuva estão com um desenvolvimento melhor, mas onde o solo não consegue segurar a umidade por muito tempo, logo aparecem as manchas nas plantas secas.
A Emater ainda não tem um cálculo de quanto deve ser a quebra no estado, mas admite uma preocupação, principalmente com o norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

 

Fonte: Globo Rural – Veja o vídeo no G1

Janielly Santos

Published by
Janielly Santos

Recent Posts

6 plantas com folhas avermelhadas que chamam atenção e valorizam a decoração

A luz da tarde atravessa a cortina leve e se espalha pela sala, revelando um…

46 minutos ago

Quando a galinha põe o ovo, um processo interno extremamente preciso entra em ação — e o resultado surpreende pela resistência da casca

O som seco do ovo encostando no ninho quase passa despercebido, mas há algo intrigante…

4 horas ago

O perigo silencioso do pulgão-do-milho nas lavouras

O pulgão-do-milho ameaça lavouras com perdas de até 60%. Saiba como identificar os sinais precoces…

13 horas ago

Melhor capim para pasto irrigado: As 3 variedades que dominam o mercado

Descubra qual o melhor capim para pasto irrigado e como transformar sua fazenda em uma…

14 horas ago

Banteng: O gado raro que pode salvar florestas da extinção

O Banteng é um dos bovinos mais raros do mundo. Descubra como este gado selvagem…

14 horas ago

Cavalo dorme deitado? A verdade que muda tudo na saúde animal

O sono dos cavalos vai além do cochilo em pé. Descubra por que o descanso…

14 horas ago

This website uses cookies.