Categories: Notícia

Tomate no banco de dados da Embrapa

Cultura do tomate é o mais novo tema da Árvore do Conhecimento

Tomate é o tema de mais uma Árvore do Conhecimento, recém-lançada pela Agência de Informação Embrapa (AIE), em parceria com a Embrapa Hortaliças (Brasília-DF), ampliando a lista de hortaliças que podem ser encontradas através dessa ferramenta tecnológica. Além do tomate, informações sobre outros materiais como cebola, batata, pimenta e cenoura também já estão disponibilizadas em suas respectivas Árvores do Conhecimento. “Assim como as demais, essa Árvore do Conhecimento do Tomate é uma forma de transferir tecnologia via online, uma espécie de cartilha sobre sistema de produção, só que forma mais interativa”, explica a agrônoma Flávia Clemente, supervisora da área de Transferência de Tecnologia.

Publicidade

 

A partir de um mesmo perfil, onde os temas são divididos por subáreas, esse “banco de dados” do tomate abrange todas as fases do sistema de cultivo da hortaliça, com informações que vão desde a pré-produção até a colheita, através de uma linguagem simples e acessível a todo tipo de público. “Não são conhecimentos aprofundados, mas textos resumidos que alinham tópicos de fácil percepção”, registra a supervisora, que ressalta a participação de vários autores na construção da árvore. “Assim como em relação às demais hortaliças que já possuem suas respectivas fontes de consulta através desse conceito, a construção da árvore do tomate também é resultado de um trabalho conjunto sob minha coordenação”.

 

A metodologia utilizada na organização da informação das Árvores do Conhecimento obedece a uma metodologia baseada nas três fases da cadeia produtiva: a pré-produção, que foca insumos utilizados na produção agropecuária (conhecida como “antes da porteira”); a produção propriamente dita (“dentro da porteira”); e a pós-produção (“depois da porteira”) e suas tendências mercadológicas.

 

 

Fonte: Embrapa Hortaliças, por Anelise Macedo

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Cabra das rochosas revela os bastidores da vida no abismo

cabra das rochosas vive em ambientes extremos, desafiando a gravidade em penhascos e enfrentando predadores,…

3 horas ago

Gelo frazil: o fenômeno que faz lagos “cantarem” no frio extremo

gelo frazil é um tipo de formação de gelo que ocorre quando a água permanece…

4 horas ago

Origem das células eucarióticas ganha nova explicação científica

Origem das células eucarióticas deixou de ser apenas um enigma evolutivo. Novas análises genéticas mostram…

4 horas ago

Cometa interestelar 3I/ATLAS revela plano ousado de perseguição no espaço

cometa interestelar 3I/ATLAS é o terceiro visitante confirmado vindo de outro sistema estelar e já…

4 horas ago

Intoxicação por manga em bovinos pode gerar grandes prejuízos

intoxicação por manga em bovinos é um problema real na pecuária tropical e pode levar…

4 horas ago

Expansão da área plantada de grãos revela virada histórica

expansão da área plantada de grãos mostra como Brasil e Estados Unidos seguiram caminhos diferentes…

4 horas ago

This website uses cookies.