Categories: Notícia

Chuva leva esperança para o semiárido da Bahia

A forte chuva que caiu nos últimos três dias em todo o Estado da Bahia, principalmente nas cabeceiras dos rios Jacuípe e Itapicuru, na região semiárida, e a previsão de que continue chovendo durante este mês alimenta a esperança dos agropecuaristas, superando as expectativas de perdas mais acentuadas que as verificadas na safra 2011/2012.

– Isso pode parecer pouco, mas é muito importante e um sinal muito positivo – explica Marcelo Nunes, superintendente de Irrigação (Sir) da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Aqüicultura e Pesca (Seagri).

Publicidade

 

De acordo com o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, a chegada da chuva é um grande alento, mas não reduz a preocupação com a seca, pois a situação é dramática.

 

– Nossos rebanhos estão seriamente comprometidos, morrendo de fome, e nós precisamos com urgência de milho para alimentação animal. Hoje são necessárias pelo menos 30 mil toneladas e estamos reivindicando ao governo federal que autorize a remoção dos estoques da Conab do centro-oeste para o nordeste via cabotagem, a partir do Porto de Paranaguá – diz Salles.

 

Drama no semiárido
De acordo com o secretário Eduardo Salles, o semiárido, que representa 65% do território baiano, está sofrendo muito com a longa estiagem e, apesar da chegada da chuva, a seca não pode ser esquecida.

– A agropecuária baiana vinha crescendo significativamente graças ao trabalho de base que o governo vem fazendo no setor, mas com a estiagem muitas culturas, mesmo as mais resistentes e símbolos de convivência com o semiárido, como caju, umbu e sisal, tiveram quedas acentuadas de produção – disse.

 

As safras de umbu e caju deste ano, cuja colheita vai de outubro a janeiro, perderam-se em mais de 80%. O sisal perdeu 60% em 2012 em relação a 2011, e na safra desse ano a queda pode ser de 80%, mesmo percentual que pode acontecer com o mel, superando a marca de perda de 60% registrada no ano passado.

 

O café, grande gerador de empregos na Chapada Diamantina e na região de Vitória da Conquista, sofreu redução dramática. Em 2011, foram colhidas 1,5 milhão de toneladas de sacas, número reduzido para 900 mil sacas em 2012. Para este ano, se não chover o suficiente, a expectativa de colheita é de 300 mil sacas.

 

A citricultura amarga resultados negativos. A produção que em 2011 foi de um milhão de toneladas, caiu em 2012 para 600 mil toneladas (-40%), pode despencar este ano para apenas 200 mil toneladas, queda de 80% em relação a 2011.

 

A produção de grãos também foi afetada. Em crescimento desde 2009, quando saltou de 6,08 milhões de toneladas para 7,66 milhões em 2011, a produção desse setor caiu no ano passado para 6,76 milhões, projetando-se para este ano 5,97 milhões de toneladas.

 

Na pecuária, mais de 300 mil bovinos já morreram de sede e de fome e, houve aumento de 15% no número de fêmeas abatidas. A perda do rebanho bovino chega a quase 30% em alguns municípios na Chapada Diamantina. O abate de ovinos e caprinos cresceu 70%.

– Sem dúvida, será necessária mais de uma década para recuperarmos os rebanhos – alerta o secretário Eduardo Salles.

 

Quando se trata da pecuária de leite, as perdas são significativas. No semiárido a queda de produção é de 70%, e em alguns lugares chega a 100%, mas a média geral é de 40%, o que representa 500 milhões de litros de leite.

 

 

Fonte: Agência Safras/Foto: Sirli Freitas

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

mpox no Brasil: o alerta que não é motivo de pânico

mpox no Brasil voltou ao noticiário após um comunicado recente das autoridades de saúde, mas…

2 horas ago

3I/ATLAS surpreende ao liberar moléculas da vida no espaço

3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o Sistema Solar e revelou uma…

2 horas ago

Pramipexol e comportamento compulsivo: o efeito colateral que destruiu uma família

Pramipexol e comportamento compulsivo são efeitos ligados ao tratamento do Parkinson que podem provocar mudanças…

2 horas ago

Alucinações em LLMs elevam risco operacional nas empresas

alucinações em LLMs são um efeito matematicamente inevitável dos modelos de linguagem e não podem…

2 horas ago

Fotorreceptor híbrido derruba teoria centenária da retina

fotorreceptor híbrido é a descoberta que está reescrevendo um dos conceitos mais tradicionais da biologia.…

2 horas ago

Própolis verde surpreende cientistas ao agir no cérebro

própolis verde deixou de ser vista apenas como um reforço para a imunidade e passou…

2 horas ago

This website uses cookies.