Categories: Notícia

Projeto muda pesagem do bovino para o abate em MS

Projeto firmado entre criadores e JBS muda pesagem do bovinos para o abate.

 Entidades representantes de pecuaristas de Mato Grosso do Sul e a direção do JBS firmaram parceria para a implantação de um sistema de pesagem múltiplo de bovinos destinados ao abate. O objetivo do projeto piloto, firmado em reunião na Associação dos Criadores de MS (Acrissul), nesta quinta-feira (13), visa tornar o processo mais confiável e melhorar a relação entre frigorífico e pecuaristas. 

 

Publicidade

A proposta de mudança no sistema de pesagem foi elaborada pela equipe técnica do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS/SenarMS) e é resultado de reuniões realizadas pelas duas entidades com produtores do Estado desde o início do ano. O projeto piloto terá vigência apenas para a planta do JBS situado em Campo Grande (MS) e prevê a pesagem em três momentos específicos: na marreta ou logo após o abate, na pré-limpeza ou depois da retirada do couro e das vísceras e depois da limpeza dos animais abatidos. 

 

Com o procedimento, os criadores esperam diminuir as alegadas diferenças no peso dos animais destinados ao abate. Em reuniões realizadas pela Famasul, produtores da região Sul do Estado chegaram a alegar que o peso da carcaça limpa registrado no frigorífico apresenta rendimento aproximado de 47% em relação ao peso do animal registrado na propriedade. Normalmente, a relação entre a carcaça no frigorífico e o boi pesado ainda na fazenda fica em torno de 53%.  

 

Para o presidente da Famasul, Eduardo Riedel, a iniciativa é um passo concreto na criação de mecanismos para diminuir a desconfiança entre produtor e frigorífico. “A pesagem e a classificação da carcaça sempre foram objetos de contestação dos produtores. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas de consenso entre os elos, as quais são necessárias para o fortalecimento da cadeia da carne, com o qual todos saem ganhado”, avalia. 

 

O presidente do JBS, Wesley Batista, também avalia favoravelmente o projeto, do ponto de vista da soma de esforços para fortalecer a cadeia da pecuária. “Precisamos investir na imagem do produto e no crescimento do consumo”, sintetizou. Além da presidência da Famasul e Acrissul/Fenapec, o projeto contou com o aval da secretária de Produção e Turismo (Seprotur/MS), Tereza Cristina Correa da Costa Dias, e de representantes da Sociedade Rural Brasileira (SRA), Associação de Criadores de MS (Acrimat) e da União Democrática Ruralista (UDR), presentes na reunião.

 

 

 

Fonte: Famasul 

 

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

mpox no Brasil: o alerta que não é motivo de pânico

mpox no Brasil voltou ao noticiário após um comunicado recente das autoridades de saúde, mas…

39 segundos ago

3I/ATLAS surpreende ao liberar moléculas da vida no espaço

3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o Sistema Solar e revelou uma…

8 minutos ago

Pramipexol e comportamento compulsivo: o efeito colateral que destruiu uma família

Pramipexol e comportamento compulsivo são efeitos ligados ao tratamento do Parkinson que podem provocar mudanças…

15 minutos ago

Alucinações em LLMs elevam risco operacional nas empresas

alucinações em LLMs são um efeito matematicamente inevitável dos modelos de linguagem e não podem…

24 minutos ago

Fotorreceptor híbrido derruba teoria centenária da retina

fotorreceptor híbrido é a descoberta que está reescrevendo um dos conceitos mais tradicionais da biologia.…

32 minutos ago

Própolis verde surpreende cientistas ao agir no cérebro

própolis verde deixou de ser vista apenas como um reforço para a imunidade e passou…

38 minutos ago

This website uses cookies.