Expedição Soja Brasil chega a Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira, Estado é o primeiro a ser visitado pela equipe durante a segundo rota, que passa ainda pelos Estados de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Começa nesta quinta, dia 29, a segunda etapa da maior expedição por lavouras de soja já realizada no país. Desta vez, a equipe acompanha o desenvolvimento da soja em Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A expedição começou no final de outubro em Rondônia, e o grupo passou por Mato Grosso e Goiás. Até março, duas caminhonetes do Projeto Soja Brasil irão percorrer 10 Estados brasileiros, conferindo o desenvolvimento das lavouras do plantio à colheita do grão, trazendo as informações em tempo real.
Nesta segunda etapa, a expedição começará o acompanhamento das lavouras em Chapadão do Sul (MS), onde estão grandes propriedades rurais e a pesquisa da Fundação Chapadão. A seguir, a equipe passará por Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Mundo Novo e Naviraí. No Paraná, os munícípios visitados serão Toledo, Cascavel, Goioerê, Campo Mourão, Faxinal e Londrina. A expedição também faz uma parada em Chapecó (SC), antes de seguir viagem para o Rio Grande do Sul, onde estará em Erechim, Passo Fundo, Tapera e Não-Me-Toque.
Na terceira rota, que começa em janeiro, o roteiro inclui Pará, Maranhão, Piauí e Bahia, voltando ainda para Goiás e Mato Grosso. Na quarta rota, em fevereiro, o destino é Cascavel, no Paraná, com todos os detalhes da feira Show Rural Coopavel 2013. Na quinta e última rota, a partir de fevereiro, a Expedição Soja Brasil conclui os 25 mil quilômetros percorridos em todo o Brasil nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, participando inclusive da Expodireto Cotrijal 2013 em Não-Me-Toque (RS).
O presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, afirma que agora é o momento de conhecer o berço da soja no Brasil.
– Queremos acompanhar de perto a evolução das lavouras nos Estados onde tudo começou. A maioria dos produtores que moram hoje na região Centro-Oeste, por onde passamos, saiu destes Estados. Vamos voltar às origens da soja no Brasil e ter uma expectativa de como será a safra por lá.
Balanço positivo da primeira rota
Na primeira etapa, Mato Grosso e Goiás foram visitados pelas equipes com reportagens e avaliação do desenvolvimento do grão. Para o coordenador da equipe pelo Senar Mato Grosso, Rafael Fabri, a passagem pelo Estado foi altamente produtiva, com um aspecto que chamou muito a atenção: o investimento em tecnologia nas lavouras.
– Percebemos este implemento com a qualificação do maquinário, incluindo o plantio com o uso de sistema GPS. A partir disso, conseguimos identificar as principais cidades para investirmos em capacitação dos produtores e de seus funcionários.
O representante da Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) Leonardo Machado afirma que recebeu um retorno bastante positivo dos produtores goianos.
– Todos ficaram satisfeitos com essa possibilidade de um retrato tão fiel das lavouras, foi uma experiência única e com certeza jamais vista.
O consultor do projeto e agrônomo Áureo Lantmann, que também representa a Embrapa, identificou que os produtores de Goiás foram mais pacientes para o plantio e por esta razão não tiveram tantos problemas nas lavouras quanto os de Mato Grosso.
– Em Mato Grosso, houve um período de estiagem que prejudicou o plantio, dando margem a pragas de solo e outras falhas. Já em Goiás se esperou o período das chuvas para a semeadura, o que mantém a qualidade de um modo geral nas fazendas, ainda que isso atrase um pouco a colheita.
A bordo das picapes estão representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Mato Grosso do Sul e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os repórteres do Canal Rural Luiz Patroni, Olmir Cividini e Pedro Silvestre trazem informações exclusivas para os telejornais Rural Notícias e Bom Dia Campo. A partir de segunda, dia 3, o jornalista João Batista Olivi apresenta o Mercado & Cia diretamente das lavouras. Um veículo equipado com equipamento de transmissão ao vivo acompanha o roteiro.
O público acompanha o trajeto no Canal Rural e no site especial do Projeto Soja Brasil. No site, o internauta confere as notícias da expedição e pode acessar a localização dos integrantes, fotos, vídeos e o blogs. É possível viajar pelo mundo da soja acompanhando também as postagens diárias no Facebook do Soja Brasil.
O Projeto Soja Brasil é uma realização do Canal Rural, do Senar Mato Grosso e da Aprosoja Brasil, com coordenação técnica da Embrapa. O apoio regional é do Senar Mato Grosso do Sul e do Senar Goiás e o patrocínio é de BASF, Mitsubishi Motors e Monsanto.
Fonte/ Foto: Canal Rural
O armazenamento de dados em DNA evoluiu: cientistas criam alfabeto tridimensional que dispensa o sequenciamento…
Estudo revela que o DNA mitocondrial "salta" para o núcleo das células cerebrais ao longo…
O preço da arroba segue firme após o Carnaval de 2026. Entenda como o consumo…
Análise detalhada da engorda de bovinos Nelore mostra rentabilidade superior a 50% e reforça oportunidades…
Descubra onde posicionar o cabelo-de-velho para formar efeito ornamental mais denso e valorizado no jardim.
Veja como proteger a coluna do Lhasa Apso com ajustes simples na rotina e evitar…
This website uses cookies.