Categories: Notícia

Mosca-da-carambola é declarada erradicada no Pará

O Estado do Pará está livre da mosca-da-carambola, segundo nota divulgada nesta quarta-feira (7/11) pelo Ministério da Agricultura. O anúncio deve ocorrer nesta quinta-feira pela pasta e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), durante cerimônia no Palácio da Agricultura, em Belém.

 

Publicidade

O Ministério declara a erradicação após três ciclos completos, ou seja, 378 dias sem detectar da praga. Os últimos focos da mosca no Pará foram registrados em Monte Dourado, em 2007, sendo erradicada no ano seguinte, e em Almeirim, onde o último foco foi detectado em junho de 2011.

 

Para evitar o prejuízo econômico que a praga pode causar na produção de frutas, só este ano o governo investiu R$ 4,5 milhões em ações do Programa de Erradicação da Mosca-de-Carambola. O trabalho envolveu governos, agricultores e a própria população em atividades de pulverização de árvores, instalação de armadilhas, monitoramento de focos, dentre outros.O próximo passo do Ministério é conter o inseto no Amapá e erradicar em Roraima.

 

Precauções:

Para evitar a reprodução da mosca, a cartilha do Ministério da Agricultura orienta a não transportar frutos de locais infestados para outras áreas. Além disso, frutos caídos no chão devem ser recolhidos com sacos plásticos, deixados ao sol para matar os ovos e as larvas e enterrados depois de sete dias. Caso se note a presença da mosca, as autoridades municipal e estadual devem ser avisadas.

 

Fonte: Famasul

 

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Risco pós-colheita: O segredo macabro que devora safras recordes

O risco pós-colheita e o manejo incorreto da umidade nos silos ameaçam sua rentabilidade. Descubra…

4 horas ago

Preço do milho desaba para menor valor do ano com safra

O preço do milho registra as menores médias nominais do ano com o avanço da…

5 horas ago

Lucro na Cria: Inseminação de Novilhas Nelore aos 12 Meses

"Descubra como a inseminação de novilhas Nelore aos 12 meses revoluciona a cria. Veja o…

5 horas ago

Avaliação morfológica: 6 pontos críticos no debate do Nelore ideal

A avaliação morfológica do touro INDHU FIV HRO, cotado em R$ 9,96 milhões, gera debates…

5 horas ago

Saiba por que os cães de fazenda conseguem perceber movimentos e mudanças que passam despercebidas no dia a dia

O que torna os cães de fazenda tão atentos ao ambiente e por que isso…

8 horas ago

This website uses cookies.