Embrapa fala sobre a importância dos alvos biológicos na Agrotec Pomerode 2012
A 1ª Mostra Catarinense de Tecnologias para Agricultura de Pequena Escala (Agrotec Pomerode 2012), de 10 a 11 de novembro, em Santa Catarina, é promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri e dirigida a agricultores familiares, técnicos, estudantes das ciências da agricultura e para a sociedade em geral.
Tem por objetivo geral, apresentar ao público as tecnologias existentes no mercado para uma produção de alimentos, em especial hortaliças, mais sustentável e com soluções dimensionadas para agricultura familiar e pequenas produções, oportunizando o conhecimento e realização de negócios.
Luiz Guilherme Wadt, agrônomo da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), irá falar sobre a importância dos alvos biológicos nas pulverizações agrícolas, e sobre a necessidade de uso dos agrotóxicos dentro das especificações de segurança.
Também irá oferecer 2 minicursos sobre as pulverizações agrícolas, com ênfase sobre o monitoramento de pragas e doenças, nível econômico de danos para tomada de decisões antes do uso de agrotóxicos (princípios internacionais da produção integrada) e calibragem dos equipamentos de aplicação, com destaque também para o uso de EPIs, transporte e armazenagem dos agrotóxicos e demais cuidados com a saúde humana, tanto dos aplicadores como dos consumidores dos produtos tratados com esses agrotóxicos.
Conforme Wadt, “a apresentação procura atender aos públicos específicos, de forma a tornar a mensagem o mais clara possível e tentar atingir o objetivo maior que é a conscientização tanto dos usuários quanto dos consumidores, de que os agrotóxicos não são o vilão dos alimentos contaminados, mas sim a forma errada de como eles são usados”.
A parte conceitual desses cursos foi idealizada pelo pesquisador Aldemir Chaim, da Embrapa Meio Ambiente, sendo que o material teórico total pode ser encontrado no “Manual de Pulverização” publicado por ele e vendido pela Embrapa.
Programação da palestra e dos minicursos:
10 de novembro, das 10 às 11h – a importância dos alvos biológicos nas pulverizações agrícolas (palestra).
10 de novembro, das 14 às 16h – 11 de novembro, das 13h30 às 15h30 – pulverizações agrícolas: monitoramento de pragas e doenças, nível econômico de danos, uso de EPIs, transporte, manuseio e armazenagem de agrotóxicos e calibragem dos equipamentos (minicursos).
Este evento será realizado em parceria com o Círculo de Orquidófilos de Pomerode, que promoverá simultaneamente sua exposição de orquídeas, evento consagrado regionalmente e de grande visitação.
Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608
O artigo detalha a campanha Fevereiro Roxo para pets, focada na conscientização sobre doenças crônicas…
Este artigo explora as causas e soluções para o comportamento do gato arisco, abordando desde…
O artigo detalha os critérios essenciais para quem deseja adotar um felino, enfatizando que a…
O artigo explora detalhadamente a técnica da tosa bebê, explicando que ela consiste em um…
Este artigo detalha a história e os mistérios do Prototaxites, um organismo gigante que viveu…
O artigo analisa o vídeo viral de um suposto pod de tênis auto-ajustável que promete…
This website uses cookies.