Categories: Notícia

Brasil ainda tem longo caminho

Brasil ainda tem longo caminho para ser um grande exportador de frutas. 

Mesmo sendo o terceiro maior produtor mundial, país ainda precisa investir na capacitação dos exportadores potenciais.

Publicidade

 

Estande da Fruit Attraction, em Madri, que vai de 24 a 26 de outubro (Foto: Sérgio de Oliveira/Ed. Globo)
O Brasil, terceiro maior produtor mundial de frutas, ainda tem um longo caminho a percorrer para se tornar também um grande exportador desses produtos. A opinião é de Luciana Pacheco, gerente de projetos do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), que está na Espanha participando da Fruit Attraction, feira de hortifruti que se realiza em Madri de 24 a 26 de outubro. Ela coordena, em parceria com a Apex no programa Brazilian Fruit, o estande do Brasil na feira, composto por empresas e entidades como a Associaçãoo Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), a Associação dos produtores de Limão do Jaiba (Aslim), governo de Minas Gerais, Gibran Exportação de Frutas cítricas, Rio Doce Importação e Exportação, Indaiá Exotic, entre outras.

Para Luciana, mesmo que o Brasil esteja avançando no mercado internacional, é necessário se investir mais na capacitação dos exportadores potenciais, desde o domínio de outros idiomas até maior conhecimento de logística, tendências e exigências do mercado em relação à qualidade dos produtos. Uma dificuldade adicional – embora seja uma boa notícia – é que os brasileiros estão consumindo mais frutas, deixando pouco espaço para o mercado internacional.

Outra barreira, segundo Cloves Ribeiro Neto, gerente técnico do Ibraf, é o custo de produção elevado no país – em função do preço dos insumos, logística, impostos e questões trabalhistas – que tira competitividade no mercado internacional. Em função disso, e das taxas de importação cobradas pelos países de destino, o preço dos produtos brasileiros acaba ficando fora dos praticados pelos competidores. Uma preocupação adicional é a perda, a partir de 2014, dos benefícios do Sistema Geral de Preferencias – SGP, oferecido pela Europa aos países pobres ou em desenvolvimento, segundo o qual alguns produtos, em determinadas épocas do ano, têm reduzidas as taxas de importação praticadas. “O Brasil tornou-se um país rico, segundo o olhar da Europa, e não mais se beneficiará dessas regalias”, diz Ribeiro Neto.

Assim, a partir de 2014 incidirá sobre os produtos brasileiros que queiram entrar no continente europeu uma tarifa adicional entre 5% e 8%. Em sua opinião, o Brasil, assim como seus concorrentes, deve procurar estabelecer acordos bilaterais com diferentes países e lutar pelo acordo Mercosul-União Europeia para minimizar os efeitos da perda da SGP, uma vez que a Europa é responsável por 80% das compras internacionais das frutas brasileiras in natura.

O segundo maior mercado do país, de acordo com Luciana Pacheco, são os Estados Unidos, que no entanto praticam tarifas muito altas e suas importações se restringrem a uns poucos produtos, entre os quais o melão, que lidera o volume de frutas exportadas pelo Brasil. A abertura de novos mercados, como Canadá, países árabes e Rússia, está nos planos da Apex e do Ibraf para alavancar esse mercado que, embora não tenha o peso das commodities agrícolas na balança comercial brasileira, emprega cerca de 6 milhões de trabalhadores no Brasil.

 

por Sérgio de Oliveira, de Madrid – Espanha

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

cachorro tremendo quando dorme a ciência explica

Cachorro tremendo quando dorme é um fenômeno biológico comum que geralmente indica um sono profundo…

7 minutos ago

Cinomose canina: o vírus silencioso que imita o sarampo

Cinomose canina é uma das patologias virais mais devastadoras para o universo pet, exigindo diagnóstico…

14 minutos ago

Cachorro com febre: Riscos e prejuízos de ignorar os sinais

Cachorro com febre exige atenção imediata do tutor, pois indica que o sistema imunológico do…

22 minutos ago

O segredo dos microverdes: a revolução nutricional na janela

Este artigo explora o universo dos microverdes, destacando sua altíssima concentração nutricional e a facilidade…

18 horas ago

7 flores pet friendly para colorir sua casa com segurança

Este artigo apresenta um guia completo sobre como montar um jardim seguro utilizando flores pet…

18 horas ago

Chromobacterium spp. na agricultura: lucro com bioinsumos

Este artigo explora o potencial da bactéria Chromobacterium spp. na agricultura, destacando sua eficácia como…

18 horas ago

This website uses cookies.