Categories: Notícia

Embrapa desenvolve cultivares superprecoces de soja

A pesquisa, conduzida pela Embrapa Cerrados e pela Embrapa Soja, unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mostra que nas próximas safras, o produtor de soja do Cerrado contará com uma variedade superprecoce adaptada às condições da região. Isso significa que ele poderá ter 2 culturas no campo no mesmo ano agrícola. O ciclo dessa planta é cerca de 30% menor que o das variedades atuais, ou seja, de 90 a 100 dias.

A pesquisa está em fase final de seleção das variedades e as sementes devem estar disponíveis para o mercado em 2 anos. O coordenador da pesquisa de soja na Unidade, pesquisador Sebastião Pedro da Silva Neto explica que o encurtamento do ciclo faz com que a ocorrência de insetos e fungos diminua já que a planta fica menos exposta. Isso influencia no custo final da produção, pois se gasta menos com fungicidas. Ao utilizar as variedades de soja superprecoces o produtor também estará otimizando o uso de máquinas e equipamentos agrícolas, mão-de-obra e do próprio solo, que também será beneficiado com o adubo residual.

Publicidade

Na opinião de Sebastião, sem esse tipo de alternativa, a agricultura no Cerrado fica menos competitiva, pois a margem de lucro está menor devido à elevação do custo dos fertilizantes e das tecnologias de produção em geral. Ele destaca que outra vantagem de se utilizar as variedades de soja superprecoces é que o produtor irá colher numa época diferenciada, o que permitirá conseguir melhores preços, já que o produto estará mais valorizado no mercado. "Nossa expectativa é termos soja colhida no final de janeiro".

Sebastião defende ainda a importância de o Cerrado poder contar com duas culturas num mesmo ano safra, tanto em termos ambientais, já que as plantas são fixadoras de gás carbônico, quanto em termos sociais e econômicos. "Isso é possível desde que se tenha genética adequada".

A soja é o maior produto do agronegócio brasileiro e mais de 60% do que é produzido no país é plantado no Cerrado. No ano agrícola 2009-2010 os agricultores brasileiros colheram 67 milhões de toneladas do grão, o que representou uma safra recorde.

fonte:Gazeta Digital

Lucas Motta

Published by
Lucas Motta
Tags: Nobel

Recent Posts

Chá de mulungu: 6 efeitos calmantes que ajudam a desacelerar a mente antes de dormir

A necessidade de desacelerar a mente antes de dormir tem se tornado cada vez mais…

12 horas ago

5 simpatias rápidas para os primeiros dias do mês que ajudam a destravar a vida financeira

Os primeiros dias do mês carregam uma sensação de recomeço que muitas vezes passa despercebida.…

12 horas ago

3 benefícios do melaço de cana na dieta dos bovinos

O melaço de cana é o aliado perfeito para aumentar a palatabilidade da ração e…

1 dia ago

Aquicultura Integrada: O segredo milenar que une peixes e aves

A aquicultura integrada transforma dejetos em lucro através de um ciclo biológico eficiente. Descubra como…

1 dia ago

Laser Weeding: O fim dos herbicidas caros no agro?

O Laser Weeding utiliza IA e lasers para exterminar ervas daninhas sem veneno. Descubra como…

1 dia ago

O paradoxo da soja: Safra recorde e o menor lucro da soja

O lucro da soja no Brasil deve cair ao menor nível em duas décadas em…

1 dia ago

This website uses cookies.