Categories: Notícia

Curso sobre marcadores moleculares

Curso aborda aspectos teóricos e práticos da análise genômica para conservação e melhoramento genético

As aulas teóricas serão abertas ao público e acontecerão na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia a partir de hoje (06/12) às 11h.

Publicidade

 

Brasília, 06 de dezembro de 2010 – Começa hoje (6/12) na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 45 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o curso “Uso de marcadores moleculares: teoria e prática”, que se estende até o dia 17 de dezembro, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/CBAB), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC/Ministério das Relações Exteriores), do Sistema de Curadoria da Embrapa e do Programa Agroverde. Conta ainda com a colaboração das Redes de Cooperação Internacional Tropigen e Regensur.

O curso reúne mais de 30 pesquisadores e estudantes de pós-graduação da América do Sul com o objetivo de explorar aspectos teóricos e práticos da análise genômica para conservação e melhoramento genético.

Segundo a coordenadora do curso, a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Vânia Azevedo, esse curso faz parte de uma série de capacitação em diferentes atividades de recursos genéticos promovida pela Unidade em homenagem ao Ano Internacional da Biodiversidade e ao Ano dos Recursos Genéticos Vegetais na Embrapa.

São também professores os pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Gláucia Buso, Marcio Moretzsohn, Dario Grattapaglia, Marília Pappas, Marcio Elias Ferreira, Marco Antônio, Samuel Paiva e Georgios Pappas, além das técnicas Lorena da Mata e Zilneide Amaral, o consultor Peter Inglis e a estudante de pós-doutorado, Danielle Paiva. Participam também como professores profissionais de outras instituições, como: Marco Pessoa (Embrapa Cerrados), Roland Vencovsky (ESALQ/USP), Karina Martins (UFSCAR), Christina Vinson (UFV), Alexandre Coelho (UFG) e Sandra Lampasona (INTA/UNCuyo).

A coordenadora do curso explica que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia vem investindo em treinamentos dessa natureza há mais de dez anos, contribuindo significativamente para a formação de novos recursos humanos na área de genética molecular. “Nossa equipe está cada vez mais envolvida na formação de novos mestres e doutores, mantendo vínculo com diversos cursos de pós-graduação. Esse treinamento em analises genômicas é mais um passo em prol da aplicação da genética molecular na agricultura brasileira”, ressalta Azevedo.

As aulas teóricas serão abertas ao público e acontecerão no Auditório Roberto Assis de Bem a partir d e hoje (06/12) às 11h.

 

Mais informações podem ser obtidas no endereço: http://www.cenargen.embrapa.br/cursos.html#a1201

Fernanda Diniz

Published by
Fernanda Diniz
Tags: gliese 581g

Recent Posts

Bezerros Nelore impressionam e prometem novo recorde de peso

O lote de bezerros Nelore da Santa Cruz surpreende o mercado com potencial de 300…

10 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg hoje: Veja a cotação em 32 praças do Brasil

Confira o preço da soja saca de 60 kg hoje nas principais praças do Brasil.…

11 horas ago

Preço do milho: O abismo de valores entre o Sul e o Centro-Oeste

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja a disparidade de…

11 horas ago

Preço da Vaca Gorda: As 5 praças com maior alta hoje

O preço da vaca gorda registra oscilações importantes e altas em praças estratégicas. Confira a…

12 horas ago

Preço da novilha gorda: Veja as praças mais caras hoje

O preço da novilha gorda registou altas importantes nesta quinta-feira. Confira as cotações completas e…

13 horas ago

Boi china a prazo: O rali da arroba que pegou o mercado

O preço do boi china a prazo mostra força total com máxima de R$ 355.…

13 horas ago

This website uses cookies.