Categories: Notícia

La niña pode causar interferências na agricultura

O ano de 2010 começou sob o domínio de um forte efeito El Niño, onde o aquecimento das águas do Oceano Pacífico contribuiu para um mês de janeiro com muita chuva no Sul do Brasil. Segundo o chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Sinimbu, Carlos Corrêa da Rosa, o fenômeno perdeu força e agora o clima começa a sofrer a influência do La Niña, que promove a irregularidade da chuva no Centro-Sul do Brasil, com precipitações intercaladas com períodos de estiagem. “Isso deve acontecer entre os meses de setembro e fevereiro, coincidentemente no período onde os agricultores da região efetuam o plantio de milho, feijão e demais culturas de subsistência.”


A partir desses prognósticos climáticos, Rosa acredita que seria importante que os produtores adotassem como estratégia o plantio de milho e feijão em diferentes períodos, com o objetivo de evitar a concentração da área plantada. No plantio de 20 quilos de milho, por exemplo, o recomendável seria a semeadura de dez quilos em setembro, cinco quilos em outubro e outros cinco em novembro. “Caso haja disponibilidade de área para o plantio na safrinha ou na resteva do fumo, o ideal é fazer escalonado a partir do mês de janeiro. Com isso, a dependência de chuvas regulares é menor, o que diminui os riscos na colheita.”

Publicidade

fonte: Gazeta do Sul

Lucas Motta

Published by
Lucas Motta

Recent Posts

4 cuidados com gerânio que estimulam floração abundante mesmo em vasos menores e evitam períodos longos sem flores

Veja como estimular gerânio em vasos menores com luz, poda e adubação equilibrada para manter…

3 horas ago

3 sinais discretos de que seu cachorro pode estar com dor nas articulações — e o comportamento muda antes mesmo do choro aparecer

Saiba como identificar sinais discretos de dor nas articulações do cachorro antes que o problema…

3 horas ago

Preço da Novilha Gorda: O que explica a subida repentina?

Confira a cotação atualizada do preço da novilha gorda em todo o Brasil. Veja onde…

19 horas ago

Preço da Vaca Gorda sobe e anima pecuaristas: Veja valores

Confira o preço da vaca gorda hoje nas principais praças do Brasil. Tabela detalhada com…

19 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Veja os valores em 30 cidades

O preço da soja saca de 60 kg apresenta variações importantes entre portos e interior.…

20 horas ago

Preço do milho: Veja os valores atualizados em 8 estados

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação da…

20 horas ago

This website uses cookies.