As novas biotecnologias, em alguns casos polêmicas, foram apresentadas aos Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (Sistema CFMV/CRMVs) na edição 2010 da Câmara Nacional de Presidentes. O evento foi realizado em Belo Horizonte, MG, nos dias 23 e 24 de agosto. O objetivo é levar informação atualizada sobre os desafios da Medicina Veterinária e Zootecnia.
“Temos que estar atentos ao que está a nossa volta, não podemos ficar restritos apenas aos aspectos científicos da profissão. Temos responsabilidade pela pecuária nacional e também pela saúde do ser humano. Tudo o que veremos nestes dois dias tem o envolvimento decisivo do Médico Veterinário e do Zootecnista”, comentou o Presidente do CFMV, Benedito Fortes de Arruda na abertura do evento.
Com uma apresentação detalhada, Felipe Pohl de Souza (foto), professor da Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), explicou que a transgenia em animais será o novo campo de atuação dos Médicos Veterinários. “Ainda não temos iniciativas comerciais como nos vegetais transgênicos, mas em pouco tempo a tecnologia também estará disponível para animais”, diz e cita como exemplo a comercialização dos marcadores moleculares para bovinos.
Ele explica que animais transgênicos são produzidos para introdução de características de importância econômica de forma mais ágil se comparado com o melhoramento convencional. Como exemplo, o professor citou o salmão transgênico que cresce três vezes mais rápido do que o salmão convencional. Souza também lembrou que a transgenia é importante para o estudo de expressão e regulação gênica e para uso em modelos para estudos de doenças.
De maior interesse, pelo benefício na espécie humana, há a transgenia para a produção de animais biorreatores. Segundo Souza, esta é a finalidade que apresenta pesquisas mais avançadas. Com vários exemplos, o pesquisador explicou que animais biorreatores são interessantes para a produção de substâncias farmacologicamente ativas ou como doadores de órgãos.
A sintetização de substância pode ser feita a partir de modificações na produção do leite, urina, sangue ou plasma seminal. “Os processos de purificação ainda não estão muito eficientes”, justificou o pesquisador sobre as linhas de pesquisa em desenvolvimento.
Sobre a produção de órgãos de animais para humanos, o professor do Paraná comentou que esta ainda é uma atividade polêmica, mas que estudos são feitos principalmente com suínos, já que o tamanho dos órgãos se assemelha ao de seres humanos.
Sustentabilidade – O primeiro dia de palestras também apresentou alternativas para uso, com eficiência, dos recursos da propriedade. Os recursos evidenciados foram água, energia, dejetos, químicos e genética animal. A apresentação foi feita por Evandro Luiz Schilling, da GEA Farm Thechnologies do Brasil.
Ele exemplificou as tecnologias com projetos variados que investem em alternativas sustentáveis e enfatizou que o desafio atual do produtor está em aumentar o faturamento com a mesma capacidade instalada, porém, com eficiência de mão-de-obra, melhor conforto animal e respeito às regras ambientais. Para Schilling, este é um campo de atuação que Médicos Veterinários e Zootecnistas precisam se conscientizar para que possam iniciar os trabalhos e orientar os produtores.
O dia se encerrou com a apresentação didática e esclarecedora sobre os perigos da degradação e desertificação do meio ambiente. Em sua apresentação, o Engenheiro Agrônomo, Albericio Pereira de Andrade, do Instituto Nacional do Semiárido comentou que a preocupação com o processo de desertificação afeta todas as profissões. Ele diz que é preciso conhecer suas causas e aplicar ações pertinentes para o ambiente de cada região.
Assessoria de Comunicação CFMV
Cuidado parental das araras é o conjunto de comportamentos instintivos e complexos que garantem a…
o fenômeno ocorre quando tradings precisam comprar grãos urgentemente no mercado físico para carregar navios…
A edição genética CRISPR alcançou um marco histórico ao ser utilizada para remover seletivamente o…
Os ninhos dos pássaros tecelões representam uma das formas mais complexas de arquitetura animal, projetada…
Benefícios do tamarindo envolvem a capacidade singular desta fruta tropical em auxiliar na eliminação do…
A anatomia do sistema digestivo é o pilar central que determina como diferentes espécies convertem…
This website uses cookies.