Categories: Notícia

Funrural: dia 09 vence primeiro prazo para restituição

 

 

Publicidade

 

CAMPO GRANDE/MS – O produtor rural interessado em requerer a restituição dos valores do Funrural pagos nos últimos 10 anos, deve tomar esta providência até o dia 09 de junho. O alerta é feito pelo advogado Luiz Carlos Lanzoni Júnior. Ele teme que muitos percam este prazo por desinformação. “Quem deixar para ingressar com uma ação a partir de 09 de julho perderá metade deste período, ou seja, somente poderá requerer a devolução do imposto referente aos últimos cinco anos”, explica.

 

Atentar para este prazo prescricional pode, segundo o advogado, fazer uma enorme diferença ao final. “Minha orientação é para que cada produtor não perca tempo e procure um advogado especializado na área para que não seja surpreendido com a perda de prazo”, alerta.

 

A possibilidade de restituição do imposto foi aberta após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar o tributo inconstitucional ao julgar procedente, em decisão final, recursos extraordinário no. 363.852, interposto pelo Frigorífico Mataboi, de Araguari, MG.

 

Entretanto, Lanzoni Júnior alerta: “esta decisão foi pontual e beneficia apenas aquele frigorífico”. Ocorre que o precedente foi aberto e passou a permitir a que os interessados pudessem entrar com ações judiciais, uma vez que o imposto (2,3% sobre o valor da transação) continua vigente no país.

 

O advogado explica como funciona: “duas são as alternativas, em princípio, passíveis de adoção por parte dos interessados – a primeira é a possibilidade de ajuizar ação judicial com o objetivo de suspender a cobrança do tributo; a outra é impetrar recurso com o intuito de receber os valores pagos durante os últimos 10 anos”.

 

O alerta do advogado para o fim do prazo para requerer a devolução dos valores pagos nos últimos 10 anos é apenas um detalhe dentro do emaranhado de variações deste procedimento judicial, mas, segundo ele, “pode ser significativo no aspecto financeiro ao final do processo”.

 

Lanzoni Júnior observa que cada situação tem características diferenciadas e aconselha ao produtor interessado a buscar apoio jurídico o mais rápido possível. “No geral, o levantamento deve ser bem detalhado e isso demanda certo tempo para que documentos, por exemplo, sejam providenciados”, explica.

 

 

Foto: Lanzoni: “perda de prazo pode significar redução no valor a ser restituido ao final”

 

 

 

 

Mais informações e solicitação de entrevistas – Advogado Luiz Carlos Lanzoni Júnior (67) 3042-9490 e lanzoni@lanzoniadvogados.com.br

 

 

 

 

 

Ariosto Mesquita Duarte

Published by
Ariosto Mesquita Duarte

Recent Posts

Hoya-carnosa: 6 sinais claros de que a floração vai explodir a qualquer momento

A Hoya-carnosa dá sinais antes de florir. Veja 6 indícios claros de que a floração…

17 horas ago

3 sinais de que o peixe está estressado mesmo com água limpa

Peixe pode estar estressado mesmo com água limpa. Veja 3 sinais comportamentais que indicam desconforto…

17 horas ago

O hábito ignorado na limpeza da gaiola que afeta a saúde das aves

Saúde das aves pode ser afetada por um hábito comum na limpeza da gaiola. Entenda…

18 horas ago

Hera-variegata: 3 ajustes de luz que resgatam o desenho branco das folhas

A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…

1 dia ago

Preço da saca de soja hoje quarta-feira: Veja os valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…

1 dia ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…

1 dia ago

This website uses cookies.