Famurs pressiona governo para acelerar vacinação

Compartilhar

 

O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, participou nesta quarta-feira da 1ª edição do LIDE Live em 2021. Durante a transmissão online promovida pelo LIDE RS, Hassen afirmou que é preciso pressionar o governo federal para acelerar a vacinação.

Sem poupar críticas à falta de um calendário de vacinação pelo Ministério da Saúde, disse que os municípios estão preparados para a aquisição da vacina e integrando ações para alcançar este objetivo. Ele referiu como exemplo o lançamento do Movimento Unidos pela Vacina para os municípios gaúchos, que ocorreu também nesta quarta-feira, tendo como responsável pela campanha a empresária Luiza Trajano. O objetivo é acelerar o processo de vacinação contra a Covid-19, mobilizando os prefeitos e assim garantir aplicação imediata da vacina em larga escala no Rio Grande do Sul.

Ele avalia que “não há caminho para sair da pandemia sem vacina e que, no pós- pandemia, restará um saldo econômico e social para recuperar. “Não enxergo como fazer isto, se não for coletivamente. A criação de oportunidades vai ser fundamental para recuperar o que for possível. Muito diálogo e responsabilidade será necessária para que se volte a crescer com emprego e renda”.

Hassen destacou a interlocução da Famurs com o Governo do Estado, sempre procurando ser o equilíbrio das posições dos municípios, que têm realidades muito diferentes entre si. Citou a questão da volta às aulas, a reforma tributária, os auxílios emergenciais. “Não é correto os governos decretarem restrição às atividades e não fornecerem alternativa de renda à sobrevivência. O governo do Estado tem instrumentos para que as pessoas e empresas sobrevivam e ações neste sentido não estão ocorrendo”, sustentou.

Projetos Famurs

Além das ações relativas à pandemia, Hassen falou sobre os projetos e programas da Famurs, que compreende 27 Associações Regionais, representando todas as 497 cidades gaúchas (prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e órgãos da gestão pública municipal).

Em suas considerações, o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, elogiou a gestão inovadora implementada no município de Taquari, que busca a qualidade do investimento e redução dos processos burocrático, e que agora também poderá ser vista na condução dos trabalhos da Famurs, com o desenvolvimento de projetos para os municípios.

“Ver que a pauta da competitividade e a questão da interlocução entre o público e privado, levando a uma melhora no desenvolvimento econômico e social, são alguns dos objetivos da Famurs, que só podemos aplaudir”, concluiu Fernandez.

Sobre o LIDE

O Grupo de Líderes Empresariais – LIDE (www.lidebr.com.br), que hoje conta com mais de 2.000 empresas filiadas no Brasil e no Exterior, é uma associação de empresários que objetiva incentivar e promover o relacionamento e os princípios éticos de governança e respeito ao meio ambiente no Brasil. Fundado em São Paulo, o LIDE expandiu sua iniciativa na região Sul, nos estados de SP, MG, RJ, DF, BH, GO, AM, CE, PE, PR, BA, GO, SC e em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Mônaco, Angola, Marrocos, Moçambique e China. Sua é missão estimular a integração entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas gerando conteúdo comprometido com a livre iniciativa, o Estado de Direto e o progresso.

 


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *