Categories: Economia

Segmento lácteo com alta nos custos de produção

Segmento lácteo enfrenta alta acentuada nos custos de produção.

Ministério da Agricultura tem na mesa proposta, encaminhada pelo setor produtivo, para prorrogar financiamentos dos produtores de leite e implantar linha de crédito para facilitar compra de insumos.

Publicidade

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as Superintendências de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), do Nordeste (Sudene) e do Centro-Oeste (Sudeco) discutiram, nesta terça-feira (23), alternativas para conter a crise do setor lácteo, provocada principalmente pelo aumento dos custos de produção.

No encontro, a CNA relatou as dificuldades do setor e apresentou as ações desenvolvidas conjuntamente com o Ministério da Agricultura para reverter o cenário desfavorável.

“Precisamos de esforço conjunto para mitigar os impactos da crise do setor. Por isso, estamos em busca de alternativas para esses problemas e o que pudermos fazer para atender nossos produtores iremos fazer”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Leite da CNA, Ronei Volpi.

No dia 8 deste mês, o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, pontuou para a ministra Tereza Cristina as propostas do setor para dar fôlego aos produtores diante das dificuldades que vêm enfrentando, como facilitar a compra de insumos e a prorrogação dos financiamentos.

Na avaliação da CNA, a prorrogação do pagamento dos financiamentos destinados à produção de leite e a criação de uma linha de crédito para aquisição de insumos por meio dos Fundos Constitucionais de Financiamento são medidas que podem auxiliar os produtores diante da expectativa de aumento dos preços dos insumos para a atividade.

“Queremos fazer uma ação preventiva porque a situação vai se agravar. Sabemos que os bancos que atuam com os fundos constitucionais já trabalham com linhas de crédito de custeio que financiam insumos e retenção de matrizes. A dificuldade do produtor é acessar esse crédito. Esse é o cerne da questão”, destacou Bruno Lucchi.

“Precisamos pensar em formas de desburocratizar e ter agilidade nessa prorrogação ou uma nova linha de crédito que esse produtor pode tomar”, completou.

Os superintendentes Louise Caroline Campos (Sudam), Nelson Filho (Sudeco) e Evaldo Cruz Neto (Sudene) afirmaram que têm interesse em fomentar o setor e devem articular ações em conjunto para essa finalidade. A CNA subsidiará tecnicamente as superintendências para que medidas emergenciais sejam disponibilizadas aos produtores.

FONTE: DATAGRO.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

3 horas ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

4 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

6 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

7 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

9 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

10 horas ago

This website uses cookies.