Categories: Economia

Agropecuária tem saldo de 85,5 mil postos de trabalho

Caged: Agropecuária tem saldo de 85,5 mil postos de trabalho formais de janeiro a novembro.

Considerando todos os setores, verifica-se a geração de 227 mil novos empregos com carteira assinada no acumulado dos onze primeiros meses do ano.

Publicidade

A agropecuária registra saldo – entre admissões e desligamentos – de 85,5 mil postos de trabalho formais no acumulado dos onze primeiros meses do ano, aponta balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Considerando todos os setores, o saldo do emprego com carteira assinada em novembro ficou positivo em 414.556 postos de trabalho. É o melhor resultado para todos os meses desde o início da série histórica do Caged, superando o recorde anterior, registrado no Novo Caged de outubro passado. É o quinto mês consecutivo de saldo positivo e o melhor do ano até o momento.

Fruto de 1.532.189 admissões e 1.117.633 desligamentos, o resultado confirma a retomada do crescimento econômico após a fase mais crítica da pandemia da covid-19 no segundo trimestre do ano. Desde o início da retomada, em julho, o Caged vem apresentando saldo positivo, o que revela o crescimento gradual emprego formal no país, bem como a ampliação das contratações temporárias típicas desse período do ano.

Acumulado

No acumulado do ano, verifica-se a geração de 227.025 novos postos de trabalho formais. É a primeira vez desde o início da pandemia, que o saldo acumulado do ano é positivo.

De janeiro a novembro foram 13.840.653 admissões e 13.613.628 desligamentos. O estoque de empregos formais no país chegou a 39.036.648 vínculos, o que representa uma variação de 1,07% em relação ao mês anterior e bem próximo do registrado em novembro de 2019: 39.358.772.

Setores

O bom desempenho de novembro foi puxado pelo setor de Serviços, com +179.261 novas vagas, e Comércio, com +179.077. Na Indústria o saldo foi positivo em +51.457 e na Construção, +20.724.

Regiões

As cinco regiões do país tiveram saldo positivo em novembro, com destaques para o Sul com alta de 1,28% (+92.610 novos postos) e Nordeste, com alta de 1,14% e +71.879 novas vagas de emprego com carteira assinada. No Sudeste, a alta foi de 1,08% e +215.059 novas vagas; no Norte, 0,88% e +16.187; enquanto o Centro-Oeste teve, respectivamente, 0,59% e +19.421.

Todas as unidades da federação também registraram saldos positivos, com destaques para Paraíba, Roraima e Santa Catarina, estados com as maiores altas relativas: 2,49% (10.178 vagas), 2,09% (1.200) e 1,56% (33.004), respectivamente. Já os maiores saldos absolutos foram registrados em São Paulo (138.411 vagas, alta de 1,15%), Santa Catarina (33.004, 1,56%) e Minas Gerais (32.894, 0,81%).

FONTE: DATAGRO.

Cristina Crispa

Published by
Cristina Crispa

Recent Posts

Preços da Vaca Gorda: Qual estado paga melhor pela arroba?

Confira os preços da vaca gorda atualizados, valores à vista e 30 dias, e descubra…

14 horas ago

Preços da Novilha Gorda: Ranking dos valores em cada estado

Confira os preços da novilha gorda atualizados por região, valores à vista e para 30…

15 horas ago

Preço da soja: Valores atuais e onde está valendo mais

Confira o preço da soja saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

15 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores atualizados

Confira o preço do milho saca de 60 kg em todas as regiões do Brasil,…

15 horas ago

Raro búfalo albino chama a atenção no meio do rebanho e parece montagem à primeira vista, mas o animal existe e está despertando curiosidade em Bangladesh

Um búfalo albino virou atração nacional em Bangladesh depois que sua aparência incomum começou a…

16 horas ago

Preço da arroba do boi china a prazo: Confira os valores por região

Confira o preço da arroba do boi china a prazo em 29/05/2026, valores brutos e…

17 horas ago

This website uses cookies.