Confiança do produtor rural na economia

Compartilhar

Alta nas vendas de maquinário agrícola reflete confiança do produtor rural na economia, diz especialista.

Aumento da frota amplia produtividade no campo, mas requer cautela.

As vendas de maquinário agrícola em novembro dispararam 29,5%, na comparação com o mesmo mês de 2019, de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). A alta acumulada de janeiro a novembro é de 3,8%. Para Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM Porto Alegre, o crescimento em novembro indica confiança dos produtores na economia do setor.

“A venda de máquinas é um indicador importante da confiança do produtor na sua atividade econômica. Quando segmentos como grãos e carnes percebem seus produtos valorizados – como ocorre este ano por conta das exportações – há um movimento de investimento em maquinários mais atualizados e com mais recursos tecnológicos”, afirma.

Outro fator importante é o comportamento diferente do agronegócio em relação ao restante da economia. “A situação do agronegócio é particular, pois se trata de um dos poucos setores que não foram paralisados na pandemia”, afirma.

Para Ernani, os produtores que consideram a aquisição de maquinários novos devem se planejar, ainda que o cenário atual seja favorável. “O produtor deve considerar diferentes cenários futuros – otimista, realista e pessimista – para verificar se a conta fecha.

FONTE: DATAGRO.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: