Amendoim in natura com balança comercial positiva

Compartilhar

Setor de amendoim in natura tem balança comercial positiva no acumulado até setembro.

Resultado representa crescimento de 36,6% em relação ao mesmo período de 2019.

O setor de amendoim in natura teve um resultado positivo em sua balança comercial no acumulado de janeiro a setembro deste ano. Dados da ComexStat mostram um resultado superavitário de US$ 246.7 milhões. O valor representa um crescimento de 36.6% em relação a 2019.

Para a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (ABICAB), que representa 62% do mercado de amendoim, os dados mostram que a confiança do mercado internacional no produto brasileiro, que sempre se destacou pela sua qualidade, cresceu mesmo em período de crise. “Durante este ano atípico, a pandemia do coronavírus teve um impacto significativo no setor, porém mesmo com este cenário conseguimos aumentar as nossas exportações”, conta Ubiracy Fonsêca, presidente da ABICAB.

O resultado está de acordo com o previsto pelo setor após o final da colheita da safra 2019/2020. Além disso, o bom desempenho se dá também pelo crescimento do total de área plantada, que neste ano superou os 200 mil hectares, de acordo com dados do Instituto Agronômico (IAC), do governo do Estado de São Paulo, assegurando o atendimento de demanda crescente no país e nos seus principais mercados no exterior.

Quanto ao setor de amendoim processado, os dados da ComexStat mostram um superávit de US$ 6,4 milhões no acumulado do ano até setembro. Porém se comparado ao mesmo período de 2019, houve uma queda de 26,17% na balança comercial do setor.’

FONTE: DATAGRO.


Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

%d blogueiros gostam disto: