Categories: Economia

Copacol inicia exportação de tilápia para os EUA

Depois de abatido, peixe paranaense pode ser encontrado 48 horas depois nas gôndolas de supermercados de Miami.

A exportação de tilápia é o destaque do Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, divulgado na sexta-feira (23). O documento semanal traz um raio-x da situação das principais atividades agropecuárias do Estado.

Publicidade

O Paraná está exportando o pescado para os Estados Unidos. A Copacol, uma das maiores cooperativas do estado, iniciou a internacionalização dessa atividade com um projeto comercial piloto. Depois de abatida, a tilápia paranaense pode ser encontrada 48 horas depois nas gôndolas de supermercados de Miami.

Segundo o analista do Deral Edmar Gervásio, nem Brasil nem o Paraná têm tradição nas exportações de peixes. Mas, acredita, a piscicultura tende a crescer nos mercados interno e externo. Em 2019, o País gerou US$ 198 milhões em divisas com exportações de pescados, a maior parte das regiões Norte e Nordeste do País.

O analista acrescenta que o Paraná não soma exportações significativas, mas observa-se o início da participação nesse comércio internacional nos últimos dois anos, o que representa a abertura de uma janela de oportunidades para produtores paranaenses. No ano passado foram exportadas 195 toneladas e neste ano o Paraná já exportou 345 toneladas de peixes até setembro, gerando uma receita de US$ 603 mil.

“O mercado de pescados é competitivo e nossos custos de produção são altos, o que torna nosso produto pouco atrativo no mercado internacional, quando comparado aos dos grandes players, principalmente de pescados de captura”, disse o Gervásio.

FONTE: DATAGRO.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

Gavião-carijó observa tudo do alto: veja 3 hábitos curiosos que explicam sua eficiência

O gavião-carijó (Rupornis magnirostris) se destaca mesmo em ambientes urbanos, onde sua presença silenciosa passa…

34 minutos ago

Ewingella americana: a bactéria que elimina tumores em doses únicas.

A ciência frequentemente busca na biodiversidade as respostas para os maiores enigmas da saúde humana,…

14 horas ago

Alerta espacial: a faixa marrom de sargaço cresce sem parar

A faixa marrom de sargaço representa um acúmulo massivo de macroalgas que atravessa o Oceano…

14 horas ago

Amazonian royal flycatcher e o mistério da sua coroa secreta

O artigo detalha a biologia e o comportamento do Amazonian royal flycatcher, destacando sua famosa…

15 horas ago

O segredo do galo zen: a descoberta da nebulização em aves

O artigo explora a técnica de nebulização em aves como um método eficaz e humano…

15 horas ago

A ave kiwi: conheça os mistérios da espécie mais exótica

Este artigo explora a biologia fascinante da ave kiwi, destacando seu olfato único e o…

15 horas ago

This website uses cookies.