Negócios com os países árabes são destaque no LIDE RS

Compartilhar

Considerado um dos mercados mais importantes para o Brasil, os países árabes apresentam oportunidades ainda inexploradas e promissoras. É o que afirmou o presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun, nesta quinta-feira, 20, durante a webinar LIDE Talks sobre as oportunidades de negócios com os países árabes. Participaram da transmissão online promovida pelo LIDE RS, a diretora de Negócios da JBS, Janaína Azevedo; e a gerente senior de Relações Institucionais e acesso a Mercados na MSD, Marília Rangel. Atuou como mediador, o presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez.

Segundo Hannun, através dos países árabes como a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, a Jordânia, o Egito e o Kuwait, é possível chegar a realizar transações comerciais com outras nações com as quais eles tradicionalmente negociam. “Contudo, é preciso muito mais que relações de compra e venda, as bases entre os parceiros precisam ser sólidas, de fidelidade e confiança,” adverte.

Hannun ressalta as oportunidades de negócios, dando como exemplo o halal, uma certificação de qualidade que vem ganhando dimensão. Além dos muçulmanos outras comunidades demonstram interesse nesta cadeia de produtos e serviços, que passou a ser um estilo de vida para seus consumidores. Para ele, o Brasil é especialista no mercado halal.

Na mesma direção, Marina Rangel, concorda e diz que o País é, de fato, de excelência no que se refere a halal. Por isto, ganharam a confiança dos consumidores árabes. E vai além dizendo que há  ainda  muito espaço para o Brasil diversificar sua pauta de exportação.

Muitos mercados pedem o certificado halal, aponta a diretora da JBS, Janaína Azevedo. É preciso apenas identificar qual o segmento mais promissor a ser explorado, diz ela, onde mesmo as pequenas empresas tem a possibilidade de exportações contínuas.

Já para presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, as oportunidades estão latentes, mas observa que é preciso continuar estreitando as relações bilaterais para a evolução dos mercados.  “Somente com boas estratégias de cooperação conseguiremos conquistar mercados internacionais”. 

O LIDE RS e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira são grandes parceiros no sentido de fomentar negócios de empresas gaúchas para os países árabes, do mesmo modo que os investimentos daqueles países para o Rio Grande do Sul.


Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *