Importações de soja pelo Brasil no primeiro semestre

Compartilhar

Importações de soja pelo Brasil no primeiro semestre é quase três vezes maior do que em 2020.

Com volume recorde de soja exportado no primeiro semestre, empresas domésticas começam a ter dificuldades em se abastecer, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Os analistas informam que empresas do Sul do país, inclusive, já importam a soja do Mercosul.

O Cepea destaca que, no primeiro semestre deste ano, o Brasil importou quase três vezes mais soja do que no mesmo período de 2019.

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), em junho, o País comprou 90.000 toneladas de soja (praticamente tudo do Paraguai), mais que o dobro do adquirido em maio (43.000 toneladas) e o maior volume mensal importado desde 2016 (em junho de 2016, o Brasil importou 98.400 toneladas de soja).

E não foi só em junho que o País comprou mais. O semestre inteiro registrou aumento nos volumes de soja importadas em 2020. De janeiro a junho, o Brasil já importou cerca de 292.000 toneladas. Desse total, 272.300 toneladas vieram do Paraguai, 18.000 toneladas da Argentina e 1.430 toneladas do Uruguai.

Anuncio congado imagem

Esse volume no acumulado do primeiro semestre de 2020 só não foi maior que o registrado no mesmo período de 2016, quando o Brasil importou 360.000 toneladas. Vale ressaltar ainda que o montante atual representa quase o triplo do adquirido no mesmo período do ano passado.

Veja também:

Brasil bate recorde em exportações agropecuárias

Agricultura regenerativa e produção alimentar

Discussão sobre medidas anunciadas para o Plano Safra

Regularização fundiária de propriedades na Amazônia

1° Videoconferência / Amazônia, Ocupação Sustentável

Propostas para fortalecer o agro na pandemia

Cidades desenvolvidas pelo agro devem aumentar

Previsão do Valor Bruto da Produção Agropecuária 2020

Fonte: Canal Rural.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *