OMC estima queda de 18,5% no comércio global
OMC estima queda de 18,5% no comércio global no segundo trimestre.
Para o ano, expectativa de recuo vai de 13% no cenário otimista a 32% no quadro pessimista.
A Organização Mundial do Comércio (OMC) estimou que o comércio mundial de mercadorias deve diminuir cerca de 18,5% em termos anuais no segundo trimestre deste ano, informa a agência “Xinhua”. “A queda no comércio que estamos vendo agora é historicamente grande – na verdade, seria a mais acentuada já registrada. Mas há um lado positivo importante aqui: poderia ter sido muito pior”, disse o diretor-geral da entidade, Roberto Azevedo, em comunicado à imprensa.
Em seu relatório anterior, a OMC previu que o comércio global cairia entre 13% e 32% em 2020, em grande parte devido à pandemia da COVID-19.
“Como as coisas estão atualmente, o comércio só precisaria crescer 2,5% por trimestre durante o resto do ano para atender à projeção otimista”, revelou a OMC em sua versão atualizada sobre estatísticas e perspectivas do comércio global, mencionando que as rápidas respostas governamentais ajudaram a amenizar a contração.
No entanto, olhando para 2021, a OMC prevê que fatores adversos, como uma segunda onda de infecções, crescimento econômico mais fraco do que o esperado e utilização de restrições comerciais, poderiam fazer com que a expansão do comércio ficasse abaixo das projeções anteriores.
FONTE: DATAGRO.

