Safra de grãos impulsiona geração de empregos
Em Mato Grosso do Sul, safra de grãos impulsiona geração de empregos.
No geral Dourados lidera o ranking de contratações com 4.441 novos empregos.
A criação de empregos com carteira assinada iniciou positivamente em Mato Grosso do Sul. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, Mato Grosso do Sul realizou 25.555 contratações contra 19.461 demissões, sendo que os fatores que mais estimularam o aumento dessas contratações foi um saldo positivo de 4.972 empregos no setor de serviços, seguido pela agropecuária com 1.089.
O segundo lugar nas contratações da agropecuária foi puxado pelo setor agrícola, diante do desenvolvimento e colheita da soja da safra 2018/2019 que gerou empregos diretamente nas regiões produtoras, demonstrando a importância do setor agropecuário para a geração de empregos em MS.
De acordo com o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, um percentual considerável das contratações são ligados à agricultura. “O período exige mão de obra qualificada e em grande volume. São vagas geradas pelas etapas de colheita da soja e plantio do milho, que dependendo das estratégias da propriedade rural e da qualidade do serviço prestado, podem oscilar entre temporárias e permanentes”, esclarece o presidente da Associação.
Do total de 4.972 empregos do setor de serviços, 4.483 estão ligados ao setor de serviços veterinários, médicos e odontológicos. Dourados foi o município que liderou o ranking de contratações em janeiro de 2019, com 4441 contratações.
“O Centro-Oeste brasileiro é beneficiado pela agropecuária. As atividades se complementam na geração de emprego e renda, apresentando-se com uma grande alternativa para capacitação. Observamos isso com a geração constante de cursos ligados ao agro e de pessoas que buscam vagas no setor. Economicamente, a agropecuária de Mato Grosso do Sul, responde por 95% de todas nossas exportações”, aponta Schamedecke.
No topo do ranking dos saldos positivos de geração de empregos no Centro-Oeste, fica Mato Grosso, com 11.524 carteiras assinadas; Mato Grosso do Sul fica em segundo, com 6.094, enquanto que Goiás e Distrito Federal aumentaram suas vagas de trabalho em 3.777 e 1.407, respectivamente.
Safra de grãos
O Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS) divulgou novo levantamento da safra de soja e milho, que estão em andamento. No início deste mês de março, o percentual colhido de soja soma 72,6% do total cultivado. Em ritmo semelhante o plantio do milho atingiu 69,3% no mesmo período.
FONTE: FAMASUL – FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DE MATO GROSSO DO SUL.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











