Categories: Economia

Setor dos alimentos depende união das indústrias

“A liderança no setor dos alimentos depende união das indústrias”

Experts discutiram a presença de inovações no agronegócio, assim como o posicionamento de grandes empresas e também como o setor olha para a questão do desperdício.

Publicidade

No painel sobre alimentação do futuro, Leonardo Alencar, do Frigorífero Minerva, Steven Rumsay, da Planta.vc, e Sirley Souza, da Rabobank, conversaram sobre a presença de inovações no setor do agronegócio, assim como o posicionamento de grandes empresas frente a isso e também como o setor olha para a questão do desperdício.

“Muitas startups inovam em setores de vendas, comercialização, etc. e poucas em indústria. Isso acontece porque a indústria é uma área muito fechada”, defende Alencar. Dessa forma, é preciso inovar na própria indústria, mas nem sempre isso é fácil.

Segundo Rumsay, uma coisa é inovar em um produto, outra é em processos. No primeiro caso, é mais simples, uma vez que para alterar um produto só depende de tecnologia e uma equipe por trás. Já a alteração de processos exige mexer com o costume de pessoas em diversos níveis.

Em relação à possível dominação do mercado por startups, Rumsay não acredita que esse será o futuro: “As startups não vão substituir as grandes empresas. A dinâmica é que a conectividade será muito maior e a cultura, diferente. Mas é difícil dizer qual cultura será mais eficiente… Não necessariamente o scale up, pregado por startups, é uma necessidade do futuro”.

Já Souza aposta na união dos dois lados. “A liderança no setor dos alimentos depende união das indústrias e delas procurarem soluções juntas. Um exemplo é o mindset das startups, que é procurar a dor do cliente. Com esse mindset, a gente pode começar a desenvolver a liderança que a gente precisa no setor”.

Para finalizar, os painelistas abordaram o tema do desperdício, grande problema do setor alimentício. Na Rabobank, segundo Sirley Souza, o melhor caminho ainda é a educação: “A gente acredita muito em começar pela educação. Recentemente, a Rabobank lançou um documentário para conscientizar sobre desperdício. Um exemplo da importância do tema é que no próprio FoodBytes, competição de pitch promovida pela Rabobank, um dos critérios é selecionar startups que pensem na questão do desperdício”.

Fonte: Startse. Por: Isabela Borrelli.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

3I/ATLAS surpreende ao liberar moléculas da vida no espaço

3I/ATLAS é o terceiro objeto interestelar confirmado a cruzar o Sistema Solar e revelou uma…

6 minutos ago

Pramipexol e comportamento compulsivo: o efeito colateral que destruiu uma família

Pramipexol e comportamento compulsivo são efeitos ligados ao tratamento do Parkinson que podem provocar mudanças…

13 minutos ago

Alucinações em LLMs elevam risco operacional nas empresas

alucinações em LLMs são um efeito matematicamente inevitável dos modelos de linguagem e não podem…

22 minutos ago

Fotorreceptor híbrido derruba teoria centenária da retina

fotorreceptor híbrido é a descoberta que está reescrevendo um dos conceitos mais tradicionais da biologia.…

29 minutos ago

Própolis verde surpreende cientistas ao agir no cérebro

própolis verde deixou de ser vista apenas como um reforço para a imunidade e passou…

36 minutos ago

Bavariscyllium: a descoberta que muda a evolução dos tubarões

Bavariscyllium é um pequeno tubarão jurássico com características primitivas e modernas ao mesmo tempo. O…

46 minutos ago

This website uses cookies.