A CSEI (Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação), entidade ligada à ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), vem a público manifestar sua indignação e repúdio quanto aos recentes atos de vandalismo ocorridos na fazenda da empresa Igarashi, localizada no Oeste da Bahia e amplamente divulgados pela mídia.
Lamentamos profundamente a ocorrência de manifestações violentas e inconsequentes como estas que vão, sem dúvida, na direção oposta ao Brasil produtivo e desenvolvido que queremos. É inadmissível ver prejudicado o trabalho árduo na produção de alimentos e de sua imagem, pela radicalização de um grupo de pessoas mal informadas.
Projetos de irrigação seguem normas rígidas para que sejam liberados pelas respectivas autoridades estaduais e federais e vão muito além das obrigações relativas às leis ambientais. O direito à utilização da água para irrigação (outorga) é um documento oficial, que leva em consideração um estudo detalhado de sua disponibilidade, tomando-se em conta os múltiplos usos da água (consumo humano, irrigação, indústria, mineração, entre outros).
Vale ressaltar que parte importante da utilização de água para irrigação, diferente de outras aplicações, volta ao sistema original por meio do que se denomina o ciclo hidrológico: parte da água evaporada e transpirada pelas plantas regressa à bacia hidrográfica por meio das chuvas, penetrando no solo, recarregando o lençol freático e regularizando as vazões dos rios. E o restante, efetivamente utilizado na produção agrícola, retorna à mesa dos brasileiros em forma de alimentos.
Os equipamentos disponibilizados pela indústria da irrigação no Brasil seguem os mesmos padrões de qualidade, engenharia e eficiência na utilização da água, quando comparados aos países mais avançados e com mais tradição em irrigação do que o nosso, como os Estados Unidos, Israel, Austrália, México, etc. A preocupação do setor produtivo com a água e preservação do meio ambiente é constante, e faz parte do dia a dia dos agricultores brasileiros e da indústria da irrigação como um todo.
A agricultura irrigada gera riqueza, fontes de trabalho, ajuda a manter os preços agrícolas estáveis, aumentando a produtividade do país e garantindo a segurança alimentar do Brasil.
A CSEI reafirma seu compromisso com os produtores rurais brasileiros e autoridades ambientais, no sentido de oferecer sistemas de irrigação modernos e sofisticados, garantindo uma produção de alimentos cada vez maior e sustentável. Acreditamos que por meio de um diálogo aberto e construtivo com a sociedade, vamos construir um Brasil agrícola mais forte e em condições de se tornar o maior produtor de alimentos do mundo em poucos anos.
CSEI (Câmara Setorial de Equipamentos de Irrigação), da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos)
Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.
Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…
O artigo analisa o impressionante crescimento da população de cães no Brasil, que hoje lidera…
Este artigo detalha a rápida expansão dos drones agrícolas no Brasil e como essa tecnologia…
O artigo detalha uma descoberta revolucionária da Universidade de Aarhus que permite identificar sequências genéticas…
O artigo explora o fascinante fenômeno físico que mantém o Oceano Pacífico 20 centímetros acima…
This website uses cookies.