Mercado está bom para suinocultores mineiros

Compartilhar

Minas Gerais é o estado que mais consome carne suína no Brasil. A demanda aquecida garante bons preços nas granjas.

Torresmo, linguiça, costelinha, bisteca. A carne suína tem lugar de destaque na tradicional culinária mineira. Não por acaso, Minas Gerais lidera o ranking nacional de consumo com 21 quilos per capita por habitante/ano, seis a mais do que a média brasileira. Todo esse apetite garante um mercado aquecido e a maior cotação do país: R$ 4,30 no quilo do suíno vivo. Em Santa Catarina, estado que lidera o ranking de produção, o mesmo volume custa R$ 3,50.

O modelo mineiro é diferente de outros estados, principalmente da região Sul, onde cooperativas e integradoras aplicam a verticalização na produção, em que cada suinocultor é responsável por uma fase da criação do animal. Em Minas Gerais, 80% das 1.350 granjas estão nas mãos de produtores independentes, que adotam o ciclo completo, onde todas as fases da criação são feitas dentro da mesma propriedade.

Essa característica obrigou os produtores a adotarem soluções ao longo dos anos para manterem a atividade viva e lucrativa. Uma delas foi a bolsa de suínos. Criada há 36 anos pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), o instrumento determina o preço do quilo do suíno vivo. As reuniões são realizadas todas as segundas-feiras, na sede da entidade, em Belo Horizonte. O preço semanal do quilo é determinado numa negociação entre representantes dos produtores e frigoríficos.

Há um mês, um grupo de produtores criou a Bolsa de Suínos do Interior de Minas (BSim). Encabeçada pela Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em Ponte Nova, na Zona da Mata, a nova bolsa pretende formar os preços levando em consideração das características da região. “Não foi um rompimento com Belo Horizonte. Mas o mercado no interior sempre funcionou de maneira um pouco diferente. Na capital, os frigoríficos têm muita força. Aqui nós temos não apenas os frigoríficos, mas o mercado de porta também. São particularidades nossas”, explica a gestora executiva da Assuvap, Paula Gomides.

Anuncio congado imagem

Segundo Paula, na BSim, que já teve quatros reuniões, realizadas às quintas-feiras, os frigoríficos não participam. “Se a coleta de dados e informações é bem feita, não há necessidade das empresas participarem. Quando o preço é bem formado, não há dificuldade para executar”, afirma.

Alvimar Jalles, profissional responsável pelo desenvolvimento do projeto, diz que o mercado independente de Minas Gerais ainda tem muita força e a BSim é uma ferramenta criada para aproveitá-la. “Isso tinha que nascer enquanto somos fortes. Caso contrário, os frigoríficos passam a ditar o preço”. Apesar das reuniões serem em Ponta Nova, conta Jalles, há produtores do Sul e do Centro-Oeste de Minas Gerais participando. “Queremos ser uma referência para o interior”.

O presidente da Assuvap, Fernando da Silva Araújo, diz que a proposta é um desafio. “É uma proposta nova ainda, recém-nascida. Vamos ver com o tempo. Mas é gratificante ter os preços discutidos praticados desde a primeira reunião”.

#mercado #suinocultura #MinasGerais #oferta #demanda

FONTE: GAZETA DO POVO – Gabriel Azevedo.


Compartilhar

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp ( clique aqui ), ( clique aqui ) ou Telegram Portal Agron ( clique aqui ), Telegram Pecuária ( clique aqui ) , Telegram Agricultura ( clique aqui ) e no nosso Twitter ( clique aqui ) . 🚜 🌱 Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias ( clique aqui )

  • Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
  • Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
  • Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
  • If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
  • We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
  • We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!