Categories: Economia

Portos de SC seguem fechados por condições climáticas

#portos #SantaCatarina #fenômeno #ressaca #navegação

Fenômeno da ressaca também teve reflexos em Santa Catarina.

Publicidade

O fenômeno da ressaca também teve reflexos em Santa Catarina. Os portos de Itajaí, Navegantes, Itapoá, São Francisco do Sul e Imbituba, além do porto pesqueiro de Laguna, fecharam na sexta-feira passada e, até esta segunda, não retomaram as atividades por conta das condições climáticas.

Conforme a Defesa Civil de Itajaí, o complexo portuário, que engloba o Porto de Itajaí e o Porto de Navegantes, suspendeu as atividades por conta dos fortes ventos e das ondas muito altas, acima do permitido para navegação. De acordo com o gerente de prevenção da Defesa Civil de Itajaí, Marinho Stringari, as ondas registradas na região alcançam de 2,5 metros até 4,5 metros de altura, por conta dos ventos que passaram dos 70 km/h.

“A ideia é que a partir de quarta-feira a situação esteja melhor. Antes disso, a recomendação da Defesa Civil é para os barcos não acessarem o mar e aguardar a melhoria das condições marítimas”, explicou Stringari.

Segundo ele, as análises têm sido feitas por técnicos pelo menos duas vezes por dia, para avaliar as condições do mar. “O mar ainda está muito agitado por aqui, por isso continua a situação impraticável das manobras”, informou.

De acordo com o funcionário do núcleo de operações do Porto de Navegantes, Israel de Oliveira, o fechamento do porto chegou a atrasar a operação de, no mínimo, cinco navios que estavam aguardando para descarregar mercadorias na região. Na última sexta-feira, também por conta da ressaca que atingiu o território catarinense, o ponto turístico Molhe da Atalaia, também em Itajaí, foi interditado por conta da agitação do mar. De acordo com Stringari, a área foi isolada para evitar o acesso de turistas.

“A decisão foi tomada pela Guarda Portuária do Porto de Itajaí, através da Superintendência do Porto de Itajaí em conjunto com a Defesa Civil. O mar estava muito agitado, invadindo o local e arremessando pedras”, detalhou. Segundo ele, o acesso ao Molhe foi liberado nesta segunda-feira.

FONTE: CORREIO DO POVO – Mauren Xavier.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

O que o bloqueio de Trump no Estreito de Ormuz esconde?

O bloqueio de Trump no Estreito de Ormuz iniciou nesta segunda-feira, travando rotas de fertilizantes…

7 horas ago

Tempestades de 100 mm: Inmet coloca 1.017 cidades em perigo

O Inmet emitiu alerta de tempestades de 100 mm e ventos de até 100 km/h…

7 horas ago

Frutas brasileiras eleitas as melhores do mundo: Veja o ranking

As frutas brasileiras eleitas as melhores do mundo brilham no TasteAtlas. Saiba por que jabuticaba,…

9 horas ago

Complexo soja: Queda no dólar e oferta pressionam preços no Brasil

O complexo soja enfrenta quedas de preço no Brasil devido ao dólar baixo e alta…

9 horas ago

Papagaio-noturno: a ave “fantasma” da Austrália que esteve extinta por quase 100 anos e desafiou a ciência

Poucas histórias na biologia despertam tanto fascínio quanto a do papagaio-noturno, uma espécie que atravessou…

10 horas ago

Como e por que você deve começar a usar folhas de louro seco embaixo do tapete da porta de entrada

Há práticas simples que atravessam gerações e continuam despertando curiosidade, especialmente quando conectam tradição, bem-estar…

12 horas ago

This website uses cookies.