Categories: Economia

Parque tecnológico do cacau já funciona no sul da Bahia

Para inovar e fortalecer a cadeira produtiva do cacau e chocolate no sul da Bahia, já está funcionando o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), com o Centro de Inovação do Cacau.

O parque é resultado da união de esforços da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal do Sul da Bahia, Ceplac, IFBA, IFBaiano, secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Desenvolvimento Econômico (SDE). Com foco na criação e inovação da cadeia produtiva do cacau e chocolate no sul da Bahia, a previsão é que a estrutura receba investimentos da ordem de R$ 6,5 milhões até 2019. 

Publicidade

Foram três anos de estudos para o desenvolvimento do projeto da unidade, que irá auxiliar ainda na qualificação dos ensinos técnico e superior da região.

As primeiras operações do PCTSul terão como foco a cadeia produtiva do cacau, através de um Centro Integrado de Inteligência e Inovação que se dedicará à realização de análises físico-químicas, com foco na melhora da produtividade, qualidade e rastreabilidade das amêndoas, viabilizando o fortalecimento da inserção do cacau baiano nos circuitos produtores de chocolates finos e de origem.

Fonte: Jornal Grande Bahia
gustavo henrique leite mota piesanti

Published by
gustavo henrique leite mota piesanti

Recent Posts

Preço do milho: Onde a saca de 60 kg vale mais hoje?

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Tabela atualizada com valores…

10 horas ago

Preço da soja hoje: Rio Grande lidera cotações no Brasil

Confira o preço da soja hoje nas principais regiões produtoras. Veja as cotações por estado,…

10 horas ago

Preço da Vaca Gorda: Alta nas praças pressiona o mercado

Confira a atualização do preço da vaca gorda nas principais praças brasileiras. Veja onde houve…

10 horas ago

Cortes de poda: como fazer e usar uma pasta cicatrizante caseira com vaselina, canela e própolis para proteger suas plantas

Aprenda como proteger cortes de poda com pasta caseira de vaselina, canela e própolis e…

11 horas ago

Preço do Boi China: SP e PR lideram com arroba a R$ 355

Confira a tabela atualizada do Preço do Boi China em 27/02/2026. São Paulo e Paraná…

11 horas ago

Cravo-da-índia no limão funciona mesmo? Entenda os efeitos práticos e quando a combinação vale a pena

Descubra se cravo-da-índia no limão realmente afasta insetos e quando essa mistura natural vale a…

11 horas ago

This website uses cookies.