Categories: Economia

Agricultura apresenta programas prioritários

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento participa do Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos do Paraná – Gestão 2017 – 2020, com a expectativa de apresentar seus programas e ações para os novos gestores, assim como ouvir as suas principais reivindicações. Os prefeitos eleitos terão a oportunidade de conhecer o funcionamento da Secretaria e como acessar as ações e programas para futuras parcerias e convênios, disse o secretário Norberto Ortigara.

Ortigara destaca que a Agricultura é a principal alavanca que move a economia dos municípios paranaenses, principalmente os de porte pequeno e médio, e a Secretaria pode ajudar os novos prefeitos a encontrarem opções viáveis de atividades que ajudam no fortalecimento da renda do agricultor, e consequentemente dos municípios.

Publicidade

A expectativa é atender os prefeitos ou representantes de prefeituras que se inscreveram no evento, disse o secretário. “Vamos ouvir os prefeitos e apresentar o que o sistema Seagri faz para que os recursos públicos possam ser bem aplicados”, destacou. Com parcerias bem estabelecidas, poderemos potencializar ainda mais a importância do agronegócio na economia paranaense, que hoje representa 35% do PIB estadual e cerca de 50% das exportações pelo Porto de Paranaguá.

O sistema Seagri é representado pela Secretaria da Agricultura e sete empresas vinculadas: Agência de Defesa Agropecuária, Companhia de Desenvolvimento Agropecuários do Paraná, Instituto Emater, Instituto Agronômico do Paraná, Ceasa, Instituto de Florestas do Paraná e Centro Paranaense de Referência em Agroecologia.

PROGRAMAS PRIORITÁRIOS – Segundo Ortigara, em 2017 a Secretaria vai concentrar esforços em programas prioritários que certamente vão contribuir com a transformação da realidade local dos municípios e das regiões. São eles: Estradas da Integração, Apoio às Cadeias Produtivas, Programa Leite das Crianças, Programa de Manejo de Solos e Água, Pró-Rural e Fundo da Pobreza.

ESTRADAS DA INTEGRAÇÃO – A Secretaria apoia a readequação de estradas rurais por meio de três modalidades de convênios executados por ela e prefeituras: repasse de recursos para compra de óleo diesel, pavimentação com pedras irregulares e Patrulhas do Campo, um tipo de convênio que o governo do Estado disponibiliza máquinas pesadas para os municípios, que se organizam por meio de consórcios municipais, para fazer as obras de adequação de estradas rurais.

APOIO ÀS CADEIAS PRODUTIVAS – Com apoio da Emater, os municípios são atendidos com projetos nas áreas de café, bovinocultura de leite, sericicultura, ovinocultura, piscicultura. Os projetos executados visam o fortalecimento e a estruturação das cadeias produtivas desses segmentos. São incentivadas ações para ampliar e modernizar os processos de produção e comercialização desses produtos para torná-los mais competitivos.

LEITE DAS CRIANÇAS – O programa Leite das Crianças visa combater a desnutrição infantil, com a distribuição diária e gratuita de um litro de leite às crianças de 6 a 36 meses, que pertencem a famílias com renda per capita que não ultrapasse meio salário mínimo regional. Ao mesmo tempo, visa o fomento da Agricultura Familiar, proporcionando geração de emprego e renda, além da busca pela qualidade do leite com a compra garantida nos laticínios, cujos fornecedores sejam os agricultores familiares.

PROGRAMA DE MANEJO DE SOLOS E ÁGUAS – O programa tem como objetivo as ações de adequação e conservação de solos e água em 350 microbacias do Estado, que devem servir de exemplo para as demais. Estão sendo incentivadas ações para elevação da produtividade e da renda, com técnicas de desenvolvimento sustentável.

PRÓ-RURAL – O Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania no Campo é uma ação do governo do Paraná em execução nas áreas mais pobres do Estado, que apresentam dificuldades e desafios socioeconômicos semelhantes.

Na Secretaria da Agricultura o programa visa aumentar a competitividade dos agricultores familiares nos oito Territórios da Cidadania, demarcados no Estado, com execução de ações com o objetivo de equilíbrio ambiental, social e econômico.

Serão atendidos 131 municípios das áreas Central do do Vale do Ribeira, consideradas carentes no Estado.

FUNDO DA POBREZA – Uma outra ação desencadeada na Secretaria é o combate à pobreza no meio rural por meio de programas que amparam o pequeno agricultor familiar como o Compra Direta, Restaurantes Populares, Merenda Escolar e Renda Agricultor Familiar.

O renda agricultor atende famílias que vivem no campo em situação vulnerável em 156 municípios. Elas recebem um auxilio financeiro de R$ 2 mil ou R$ 3 mil, para serem investidos em projetos produtivos e saneamento básico.

A compra direta de alimentos garante a aquisição de alimentos dos agricultores familiares para serem distribuídos a entidades que atendem pessoas carentes. Da mesma forma irá funcionar os restaurantes populares. Será ampliado, ainda, o banco de alimentos da Ceasa, que recolhe os produtos sem comercialização e distribui para quem precisa em situações de calamidade pública e também atendimento às famílias já cadastradas no programa.

Fonte: AEN

gustavo henrique leite mota piesanti

Published by
gustavo henrique leite mota piesanti

Recent Posts

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

28 minutos ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

1 hora ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

4 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

4 horas ago

Soja em Mato Grosso do Sul: Prejuízo milionário em 640 mil hectares

A estiagem severa castiga a soja em Mato Grosso do Sul, atingindo 640 mil hectares.…

6 horas ago

Previsão do Tempo 2026: 5 alertas cruciais para o agronegócio

A previsão do tempo 2026 traz surpresas: La Niña inexistente, neutralidade climática e a ameaça…

7 horas ago

This website uses cookies.