Categories: Economia

Produção de chapéu de trigo garante renda para família

  • 06/12/2016 &
  •  

  • Terezinha Mariza Vilk
  •  

 

Publicidade

A produtora Lidia Wlodarkievcz, de 55 anos, aprendeu a técnica com a mãe dela, Miguelina, de 77 anos, e repassou para a filha Adriana, de 31 anos. A família que mora na zona rural de Erechim comercializa a produção em uma das feiras do produtor da cidade. Apesar de fazer outras peças, a produção é centralizada nos chapéus. 

O marido de Lidia, Irineu, de 68 anos, ajuda no cultivo da lavoura de trigo e também na escolha das palhas que serão utilizadas para a produção dos chapéus.
“Praticamente deixamos a roça para nos dedicarmos à produção dos chapéus. Estamos satisfeitas com o lucro”, conta Lídia. A produção das peças, muitas vezes, passa pelas mãos das três integrantes da família, mas o trabalho é realizado com outras atividades na propriedade, como a leiteira, por exemplo.

Desde que iniciaram a produção dos chapéus, há oito anos, já foram confeccionadas 2 mil peças. Miguelina conta que aprendeu a fazer chapéus com uma irmã mais velha, quando tinha 12 anos, e mesmo com 77 anos, ela ainda ajuda a filha e a neta. O casal Lídia e Irineu tem outra filha, Dulcimara.
Onde encontrar? As peças produzidas pela família são uma excelente opção de presente para o Natal e podem ser encontradas na Feira do Produtor, localizada no Parque Municipal Longines Malinowski, em Erechim, que aberto ao público aos sábados, das 7h às 11h30. Contato com Adriana, pelo fone 54-99926-6538.

O artesanato é uma das ações de Extensão Rural trabalhadas pela Emater/RS-Ascar com grupos de mulheres da região do Alto Uruguai, sendo também uma alternativa de renda familiar e de troca de experiências e de técnicas utilizadas na confecção das peças entre os grupos.

 

gustavo henrique leite mota piesanti

Published by
gustavo henrique leite mota piesanti

Recent Posts

Ewingella americana: a bactéria que elimina tumores em doses únicas.

A ciência frequentemente busca na biodiversidade as respostas para os maiores enigmas da saúde humana,…

8 horas ago

Alerta espacial: a faixa marrom de sargaço cresce sem parar

A faixa marrom de sargaço representa um acúmulo massivo de macroalgas que atravessa o Oceano…

8 horas ago

Amazonian royal flycatcher e o mistério da sua coroa secreta

O artigo detalha a biologia e o comportamento do Amazonian royal flycatcher, destacando sua famosa…

8 horas ago

O segredo do galo zen: a descoberta da nebulização em aves

O artigo explora a técnica de nebulização em aves como um método eficaz e humano…

8 horas ago

A ave kiwi: conheça os mistérios da espécie mais exótica

Este artigo explora a biologia fascinante da ave kiwi, destacando seu olfato único e o…

8 horas ago

A ciência revela por que impressões digitais são eternas.

As impressões digitais são marcas biológicas formadas na camada basal da pele, tornando sua remoção…

8 horas ago

This website uses cookies.