Categories: Economia

PIB do agronegócio cresceu 2,71% até julho, diz CNA

O segmento com melhor desempenho no ano é o da “porteira para dentro”.

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro acumula alta de 2,71% de janeiro a julho de 2016, na comparação com igual período do ano passado, de acordo com estudo da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Em julho, o setor cresceu 0,13%.

O segmento com melhor desempenho no ano é o da “porteira para dentro”, com alta de 3,96%, seguido por serviços (2,57%), insumos (2,4%) e indústria (1,65%). “O resultado foi puxado principalmente pela cadeia produtiva agrícola. Embora o segmento tenha apresentado queda de 0,04% em julho, o desempenho no ano é positivo, com crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2015”, diz a CNA em nota.

Até julho o setor primário cresceu 6,52%, em razão da alta dos preços e da expectativa de maior faturamento em culturas como soja, milho, cana-de-açúcar, café, trigo, cebola, cacau, banana, batata, laranja e mandioca. Serviços, insumos e indústria tiveram variação positiva de 3,61%, 2,64% e 0,07%, respectivamente. Já a pecuária variou 0,52% em julho e registra expansão de 0,76% no acumulado deste ano.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.

Otavio Culler

Published by
Otavio Culler

Recent Posts

O que está por trás da queda dos grãos na bolsa de Chicago?

A safra americana de grãos avança em boas condições e aumenta a pressão sobre soja,…

1 hora ago

Minifrutas ganha espaço e abre nova oportunidade para produtores

O minikiwi lidera a tendência das minifrutas no Brasil, impulsionada por lares menores, praticidade no…

2 horas ago

Safra de Trigo do RS Deve Cair 36% e Acende Alerta no Setor

A safra de trigo do RS deve cair 36,4% em 2026 devido à redução de…

2 horas ago

Safra Recorde Expõe Gargalos da Logística e Armazenagem

A logística e armazenagem de grãos enfrentam novos desafios com a safra recorde de 2026.…

2 horas ago

Preço da Soja: Veja Onde a Saca Vale Mais no País

Confira o preço da soja hoje nas principais regiões produtoras do Brasil e veja onde…

5 horas ago

Preço do Milho Hoje: Paraná lidera com saca acima de R$ 64

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Veja onde a saca…

5 horas ago

This website uses cookies.