Categories: Economia

Liberação da importação de maçã da China

Maggi garante que não liberará importação de maçã da China.

Ministro da Agricultura fez a afirmação a produtores de Santa Catarina, líder nacional na produção da fruta.

Publicidade

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta quarta-feira (10/8) a produtores de maçã de São Joaquim que não vai autorizar importação da fruta da China. A cidade de Santa Catarina é a maior produtora de maçã do Brasil. Em encontro com o ministro no município, produtores pediram o apoio do governo para garantir a sanidade dos pomares, com o combate ao cancro europeu, e financiamento para a instalação de telas antigranizo nas plantações.

Na terça-feira (9/8), Maggi esteve em Vacaria, no Rio Grande do Sul, também importante produtor de maçã. No município assinou protocolo de intenções destinado a operacionalizar recursos do setor privado para dar suporte às ações do Centro de Controle Biológico e Manejo Integrado da Mosca das Frutas (Centro Moscasul). A sede do centro fica em Vacaria.

De acordo com o Ministério da Agricultura, a participação do Brasil no mercado global de maçã é de 2%. De janeiro a outubro de 2015, o País exportou 60,11 mil toneladas da fruta. O principal importador foi a Rússia, que absorveu 5,57% desse volume. A produção brasileira da fruta em 2014 foi de 1,38 milhão de toneladas, em 37 mil hectares. O Rio Grande do Sul, com 17,43 mil hectares, e Santa Catarina, com 17,73 mil hectares, representam 95% do total da área de maçã do País.

FONTE: ESTADÃO CONTEÚDO.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

5 lições que mostram a importância do autocontrole

A importância do autocontrole se revela na impressionante capacidade de dominar impulsos primitivos em momentos…

5 horas ago

Cachorro enterra comida: prejuízo ou instinto natural?

O cachorro enterra comida levado por impulsos biológicos profundos que conectam os animais domésticos modernos…

5 horas ago

Quanto tempo vive um pato: 5 fatores que mudam tudo

Quanto tempo vive um pato é uma pergunta fundamental para produtores rurais, tutores e entusiastas…

5 horas ago

O mistério dos navios que quase afundam de propósito

Navios transportadores de madeira representam uma das soluções mais surpreendentes e eficientes da engenharia naval…

5 horas ago

Poço canadense reduz custos de climatização no agro

O poço canadense funciona como um trocador de calor geotérmico que aproveita a temperatura constante…

5 horas ago

Alerta global: Midjourney Scanner promete revolucionar exames

O Midjourney Scanner promete revolucionar a medicina preventiva ao mapear o corpo em 3D em…

5 horas ago

This website uses cookies.