Categories: Economia

Queda no PIB já era esperada

Queda no PIB já era esperada, diz Informa. Menor produtividade de culturas como o milho influenciou desempenho do setor.

Para o diretor Técnico da Informa Economics FNP, José Vicente Ferraz, a queda do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no primeiro trimestre de 2016 já era esperada por causa da quebra na produção de milho. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a queda ante igual período de 2015, foi de 3,7%, a maior desde o quarto trimestre de 2012, quando o recuo foi de 5,8% ante igual período do ano anterior. Já em relação ao quarto trimestre de 2015, o recuo foi de 0,3%.

Publicidade

“Era de certa forma esperado. A queda da produtividade de certas culturas como o milho e o fumo prejudicaram o PIB”, afirmou Ferraz à Agência Estado.

Algumas culturas apresentaram retração na estimativa de produção anual: fumo em folha (-20,9%), arroz em casca (-7,6%) e milho em grão (-5,0%). Em compensação, a cultura de soja apontou variação positiva de 1,3% na produção anual. Já as exportações do setor tem colaborado para sustentar os preços domésticos o que, para Ferraz, colabora indiretamente com o setor.

Neste sentido, a produção e os preços recorde da soja devem sustentar o PIB agropecuário nos próximos meses. “Podemos ter uma quebra na safra da Argentina, o que poderá ter um impacto positivo para o Brasil”, afirmou.

Sobre a pecuária, apesar do consumo doméstico de carne bovina ter caído abruptamente neste ano, para a Ferraz, não há impacto deste segmento para o PIB, uma vez que os preços pagos aos produtores têm se mantido estáveis. Para o próximo trimestre, Ferraz afirma que o PIB Agropecuário deve se manter estável.

“Por enquanto, em virtude de toda a conjuntura em que o País se encontra, acho que a tendência é continuarmos com relativa estabilidade. Uma queda de 0,3 não é tão importante”, disse. “O agro continua sendo um setor que tem tido uma resistência boa e ainda consegue ter uma desempenho melhor que os outros setores.”

No longo prazo, no entanto, Ferraz avalia que é preciso haver uma recuperação da economia geral do País para que o setor não seja prejudicado. “O consumo das famílias caiu de novo e isso vai começar a refletir”, disse. “O setor ainda vai resistir por um tempo, mas precisamos buscar caminhos para recuperar a economia.”

Fonte: Estadão Conteúdo.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Chá de mulungu: 6 efeitos calmantes que ajudam a desacelerar a mente antes de dormir

A necessidade de desacelerar a mente antes de dormir tem se tornado cada vez mais…

6 minutos ago

5 simpatias rápidas para os primeiros dias do mês que ajudam a destravar a vida financeira

Os primeiros dias do mês carregam uma sensação de recomeço que muitas vezes passa despercebida.…

19 minutos ago

3 benefícios do melaço de cana na dieta dos bovinos

O melaço de cana é o aliado perfeito para aumentar a palatabilidade da ração e…

20 horas ago

Aquicultura Integrada: O segredo milenar que une peixes e aves

A aquicultura integrada transforma dejetos em lucro através de um ciclo biológico eficiente. Descubra como…

21 horas ago

Laser Weeding: O fim dos herbicidas caros no agro?

O Laser Weeding utiliza IA e lasers para exterminar ervas daninhas sem veneno. Descubra como…

21 horas ago

O paradoxo da soja: Safra recorde e o menor lucro da soja

O lucro da soja no Brasil deve cair ao menor nível em duas décadas em…

22 horas ago

This website uses cookies.