Categories: Economia

Custo de produção e preço pago ao produtor sobem

Valores salgados pelos fertilizantes e agrotóxicos puxaram a alta dos gastos; já a soja foi o principal grão que elevou o faturamento no mês de julho.

A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) informou que o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), calculado pela entidade, teve uma alta de 1,25% em julho na comparação com junho. A principal influência veio dos preços dos fertilizantes e agrotóxicos. No acumulado do ano, a alta do IICP alcança 4,60%.

Publicidade

Já o Índice de Inflação de Preços Recebidos pelos Produtores Rurais (IIPR) apresentou um aumento de 4,65% em julho em relação a junho, depois de três meses de queda. No acumulado de 2015, o valor pago aos produtores registra um reajuste de 3,26%.

O economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz, acredita que os custos de produção vão superar a marca dos dois dígitos neste ano. “Nossos custos devem subir bem acima do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo)”, indica. A elevação do IICP em julho foi motivada principalmente pelo preço dos fertilizantes, que subiram 4% para a soja, 3% para o milho e 7,4% para o arroz, de acordo com a Farsul.

Os agrotóxicos também tiveram alta, com destaque para a variação de 12% verificada no preço dos herbicidas para trigo. “É um aumento bastante significativo. Ele é maior para o trigo porque é justamente a lavoura que está sendo demandada neste momento”, destaca Luz.

No que se refere ao preço pago ao produtor, a elevação em julho é em grande parte atribuída à soja. Segundo a Farsul, o mês de julho foi marcado por uma forte alta no preço do grão, com 7% de reajuste. O arroz também apresentou uma recuperação nos preços, ajudando no resultado positivo.

O IICP e o IIPR foram apresentados pela primeira vez em maio pela Farsul – com série de referência desde janeiro de 2010 – e vão monitorar a dinâmica do conjunto do agronegócio gaúcho para fornecer uma dimensão da realidade do setor.

Fonte: Estadão Conteúdo.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Robô plantador de árvores reduz custos em 70% no deserto

O artigo explora a revolução causada pelo surgimento do robô plantador de árvores, uma tecnologia…

48 segundos ago

O mistério do DNA de Leonardo da Vinci em suas obras

O artigo explora a ambiciosa pesquisa científica que busca extrair e mapear o DNA de…

50 segundos ago

3 avanços na regeneração ocular que revolucionam a medicina

Este artigo detalha os avanços revolucionários da Coreia do Sul no campo da regeneração ocular,…

2 minutos ago

Sopa de ninho de andorinha: o segredo bizarro por trás dessa iguaria

O artigo explora a fascinante e lucrativa indústria da sopa de ninho de andorinha, produzida…

3 minutos ago

Escoteiro Radioativo: O segredo atômico escondido no quintal

O artigo narra a história real de David Hahn, o jovem que construiu um reator…

4 minutos ago

mpox no Brasil: o alerta que não é motivo de pânico

mpox no Brasil voltou ao noticiário após um comunicado recente das autoridades de saúde, mas…

6 horas ago

This website uses cookies.