Categories: Economia

Exportação brasileira de carne de frango

Brasil completa exatas quatro décadas na exportação de carne de frango.

A data vai passando despercebida e é importantíssimo lembrá-la: nesta sexta-feira, 31 de julho, a avicultura brasileira completa um ciclo, ininterrupto, de 480 meses de exportação de carne de frango. Não é difícil concluir que isso representa 40 anos de presença do produto brasileiro no mercado internacional. São, enfim, quatro décadas de dinâmica atuação em um dos mais disputados setores do comércio mundial, a última delas como líder absoluto na exportação do produto.

Publicidade

Foi no dia 1º de agosto de 1975 que o navio finlandês Aconcágua zarpou do porto de Itajaí, Santa Catarina, levando para o Oriente Médio as primeiras 650 toneladas de carne de frango do Brasil.

Frente às cerca de 15-20 mil toneladas diárias exportadas atualmente, o volume então embarcado pode ser considerado ínfimo. Mesmo assim foram precisos cinco dias – mais exatamente, de 28 de julho a 1º de agosto – para armazenar adequadamente a carga (à época inédita) nos porões do Aconcágua. Porque, então, a mercadoria era paletizada, os contêineres representavam novidade que ainda não havia chegado por aqui.

Essa, porém, não foi a única dificuldade enfrentada. Pois ainda que o volume embarcado fosse pequeno (pelo menos para os padrões atuais), não havia empresa que pudesse atendê-lo isoladamente. Daí ter-se formado um “pool” integrado por três empresas catarinenses: Sadia, Perdigão e Seara.

A maior parte (467 toneladas, pouco mais de 70% do total) coube à Sadia. A Perdigão participou com 100 toneladas e a Seara complementou as 83 toneladas faltantes. Tudo composto por “grillers” com peso entre 900 e 1.250 gramas. Que seguiram diretamente para a Arábia Saudita (67 toneladas) e o Kuwait (restante da carga).

Efetuado o primeiro embarque, estava aberto um novo e amplo caminho. Que, passadas quatro décadas, ainda não parou de crescer. Naquele ano, em cinco meses (agosto a dezembro), foram embarcadas 3.469 toneladas de carne de frango (produto in natura, exclusivamente; e apenas “grillers”) que renderam para o País perto de US$3,3 milhões.

Quarenta anos depois as vendas externas do produto (hoje compostas por uma ampla gama de itens in natura, além de industrializados e embutidos) estão colocadas entre os principais produtos exportados pelo País. E, na pauta exportadora, a carne de frango – quem diria? – compartilha agora o mesmo espaço ocupado pelo petróleo e pelo minério de ferro.

Porém, verdade seja dita, nesse campo, como produto de origem agropecuária, a carne de frango não está sozinha. Pois à frente dos dois principais minerais hoje exportados pelo País está a soja. Cuja caminhada, aliás, não chega a ser muito diferente daquela experimentada pelo frango.

Fonte: Avisite.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Preço do milho: Onde a saca de 60 kg vale mais hoje?

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Tabela atualizada com valores…

9 horas ago

Preço da soja hoje: Rio Grande lidera cotações no Brasil

Confira o preço da soja hoje nas principais regiões produtoras. Veja as cotações por estado,…

10 horas ago

Preço da Vaca Gorda: Alta nas praças pressiona o mercado

Confira a atualização do preço da vaca gorda nas principais praças brasileiras. Veja onde houve…

10 horas ago

Cortes de poda: como fazer e usar uma pasta cicatrizante caseira com vaselina, canela e própolis para proteger suas plantas

Aprenda como proteger cortes de poda com pasta caseira de vaselina, canela e própolis e…

10 horas ago

Preço do Boi China: SP e PR lideram com arroba a R$ 355

Confira a tabela atualizada do Preço do Boi China em 27/02/2026. São Paulo e Paraná…

10 horas ago

Cravo-da-índia no limão funciona mesmo? Entenda os efeitos práticos e quando a combinação vale a pena

Descubra se cravo-da-índia no limão realmente afasta insetos e quando essa mistura natural vale a…

11 horas ago

This website uses cookies.