Categories: Economia

Excesso de chuva deixa usinas paradas por 12 dias

Excesso de chuva deixa usinas paradas por 12 dias em média em MS.

Estado registrou na quinzena, pior volume de produção em cinco safras.

Publicidade

No acumulado da safra, volume processado aumentou 19,53%.

O excesso de chuva na primeira quinzena de julho nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar de Mato Grosso do Sul atrapalhou a moagem, fazendo com que as usinas ficassem em média 12 dias paradas durante esse período. Com isso, o estado registrou neste intervalo de tempo o pior volume de produção das últimas cinco safras.

Os dados são do relatório de acompanhamento de safra da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (Biosul). Segundo a entidade, nesta primeira quinzena de julho o volume de chuvas atingiu os 97 milímetros na região sul do estado, mas que o dobro da média dos últimos dez anos na área. A região concentra a maior parte das plantas sucroenergéticas sul-mato-grossenses.

Em razão da chuva, as usinas processaram nestes primeiros quinze dias de julho somente 1,258 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, uma quantidade 46,60% menor que as 2,356 milhões de toneladas moídas no mesmo período do ano passado. Com menor quantidade de matéria-prima disponível, a produção de açúcar nesta parcial frente a da safra passada caiu 75,95% e a de etanol teve um retrocesso de 33,33%.

No acumulado da safra 2015/2016, que foi aberta em abril e deve seguir até janeiro do próximo ano, em relação a do ciclo 2014/2015, o volume de cana moída no estado tem um incremento de 19,53%, passando de 14,337 milhões de toneladas para 17,136 milhões de toneladas.

As usinas do estado já produziram nesta temporada 438,89 mil toneladas de açúcar, 14,50% a mais que os 383,32 mil toneladas da parcial do ciclo anterior, e 973,41 milhões de litros de etanol, um volume 24,07% superior aos 784,59 milhões de litros do acumulado até a metade de julho na safra  passada.

Fonte: G1 MS.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

6 plantas com folhas avermelhadas que chamam atenção e valorizam a decoração

A luz da tarde atravessa a cortina leve e se espalha pela sala, revelando um…

20 horas ago

Quando a galinha põe o ovo, um processo interno extremamente preciso entra em ação — e o resultado surpreende pela resistência da casca

O som seco do ovo encostando no ninho quase passa despercebido, mas há algo intrigante…

23 horas ago

O perigo silencioso do pulgão-do-milho nas lavouras

O pulgão-do-milho ameaça lavouras com perdas de até 60%. Saiba como identificar os sinais precoces…

1 dia ago

Melhor capim para pasto irrigado: As 3 variedades que dominam o mercado

Descubra qual o melhor capim para pasto irrigado e como transformar sua fazenda em uma…

1 dia ago

Banteng: O gado raro que pode salvar florestas da extinção

O Banteng é um dos bovinos mais raros do mundo. Descubra como este gado selvagem…

1 dia ago

Cavalo dorme deitado? A verdade que muda tudo na saúde animal

O sono dos cavalos vai além do cochilo em pé. Descubra por que o descanso…

1 dia ago

This website uses cookies.