Categories: Economia

Argentina pede que BR retome importações de frutos

Argentina pede que Brasil retome importações de maçãs; país mantém bloqueio.

A Argentina pediu nesta quinta-feira ao governo brasileiro que levante a suspensão das importação de maçãs e peras instituída esta semana após as autoridades brasileiras detectarem a presença de uma praga conhecida como traça da maçã em carregamentos da Argentina.

Publicidade

Em comunicado, o Ministério da Agricultura argentino disse que a situação atual da praga “Cydia pomonella” é exatamente a mesma que em anos anteriores e que, portanto, as autoridades argentinas não concordam com a decisão do Ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil suspendeu a importação das frutas na terça-feira, dizendo que a medida visa a proteger os produtores de um eventual retorno da praga erradicada em 2014.

“O atual comércio de maçãs, peras e marmelos da Argentina para o Brasil é coberto em um acordo bilateral fitossanitário, por meio de um programa que oferece garantias suficientes em matéria de proteção fitossanitária ao país vizinho”, disse o ministério argentino.

O Ministério da Agricultura do Brasil afirmou nesta quinta-feira que discorda dos termos da nota divulgada pelo governo argentino, e ressaltou que o bloqueio aos frutos argentinos continua.

O bloqueio pode estremecer as relações comerciais com o país vizinho –tradicionalmente o maior fornecedor de trigo ao Brasil–, ainda que o comércio das frutas envolva valores relativamente pequenos perto das exportações e importações dos principais produtos do agronegócio nacional.

Em nota anterior, o governo brasileiro havia afirmado que constatou a praga em carregamentos de frutas da Argentina.

Segundo comunicado do governo brasileiro nesta quinta-feira, a suspensão das importações de maçã, pera e marmelo estão condicionadas ao resultado da inspeção ao sistema de mitigação de riscos da Argentina.

O Brasil havia ameaçado um bloqueio às importações de maçã argentina na semana passada, caso o governo argentino não permitisse que técnicos brasileiros inspecionassem áreas no país vizinho suspeitas de ter uma praga que ataca as macieiras, segundo fontes do governo brasileiro.

Sem retorno imediato sobre a inspeção, o embargo foi declarado nesta semana.

“A Argentina confirmou para 8 de abril a visita de inspeção dos auditores brasileiros em unidades de embalagem e pomares, sob o Sistema de Mitigação de Riscos de praga acordado por ambos os países”, disse o Ministério da Agricultura argentino nesta quinta-feira.

Já o ministério brasileiro disse que realizará a inspeção em 8 de abril, mas ressaltou que somente agora, com o comunicado argentino, essa visita dos auditores brasileiros foi confirmada.

De acordo com dados do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa), durante o ano de 2014 a Argentina exportou mais de 137 mil toneladas de peras e mais de 49 mil toneladas de maçãs certificadas para o Brasil.

No ano passado, as importações de maçã argentina pelo Brasil somaram o equivalente a 48,8 milhões de dólares, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro.

Autor: Reportagem de Walter Bianchi; com reportagem adicional de Roberto Samora.

Fonte: Reuters.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

4 cuidados com gerânio que estimulam floração abundante mesmo em vasos menores e evitam períodos longos sem flores

Veja como estimular gerânio em vasos menores com luz, poda e adubação equilibrada para manter…

5 horas ago

3 sinais discretos de que seu cachorro pode estar com dor nas articulações — e o comportamento muda antes mesmo do choro aparecer

Saiba como identificar sinais discretos de dor nas articulações do cachorro antes que o problema…

6 horas ago

Preço da Novilha Gorda: O que explica a subida repentina?

Confira a cotação atualizada do preço da novilha gorda em todo o Brasil. Veja onde…

21 horas ago

Preço da Vaca Gorda sobe e anima pecuaristas: Veja valores

Confira o preço da vaca gorda hoje nas principais praças do Brasil. Tabela detalhada com…

21 horas ago

Preço da soja saca de 60 kg: Veja os valores em 30 cidades

O preço da soja saca de 60 kg apresenta variações importantes entre portos e interior.…

22 horas ago

Preço do milho: Veja os valores atualizados em 8 estados

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe a cotação da…

22 horas ago

This website uses cookies.