Categories: Economia

Pesquisas: Fazendas de pecuária lucrativas

Pesquisa revela comportamentos comuns em fazendas lucrativas.

Foram pesquisadas mais de 150 fazendas de pecuária do país.

Publicidade

As fazendas lucrativas têm uma renda até 5 vezes maior que a média.

Uma pesquisa com 153 fazendas de todo o país comprovou que alguns elementos que considerados “chave” para uma fazenda ser lucrativa, na verdade não eram. Segundo Antônio Chaker, independente de qualidade do solo ou clima com menor ou maior índice pluviométrico – fatores que eram considerados antes – verificou-se que 30% das melhores propriedades têm cinco vezes mais lucro do que a média.

“Enquanto a maioria das propriedades rendem R$ 80 por hectare de pasto ao ano, esses 30% geram R$ 400 por hectare de pasto ao ano a seus proprietários”, calcula.

Chaker foi um dos palestrantes da 6ª edição do Circuito Expocorte, que ocorreu nesta semana em Cuiabá (MT). Tratando do tema “O que as fazendas mais lucrativas têm em comum?”, ele lista três comportamentos fundamentais identificados nessas propriedades para conseguir esses resultados acima da média.

O primeiro item é que essas propriedades têm metas claras; possuem um objetivo financeiro bem traçado, sabem exatamente quanto querem ganhar com a atividade. Em segundo lugar, elas conseguem cumprir o cronograma do sistema de produção que planejaram. “Algumas dessas propriedades já tinham um mês inteiro de atividades planejado”, diz Chaker.

O terceiro comportamento comum, é que essas propriedades são “fazendas que funcionam”. Ele explica que como as atividades das fazendas funcionam bem, o proprietário tem mais tempo para sair em busca de melhores oportunidades de negócios, seja na compra de insumos e animais de reposição a um preço mais baixo ou para fechar novas parcerias. “Fazendo negócios melhores, ele pode chegar à estratégia financeira estabelecida como meta para a propriedade”, explica. O Circuito Expocorte ainda será realizado em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rondônia.

Fonte: G1 MT.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Big Bud 747: Por que o rei dos tratores nunca foi superado?

O Big Bud 747 é uma lenda viva. Com 1.100 cv e 60 toneladas, este…

1 hora ago

O comportamento “vaidoso” dos pavões tem uma função inesperada na proteção do território

Os pavões sempre chamaram atenção pela exuberância visual, mas o comportamento “vaidoso” dos pavões revela…

3 horas ago

7 plantas de sombra para fazer mudas no outono e evitar perdas comuns

No cultivo de plantas de sombra, o outono surge como uma janela estratégica para multiplicação…

5 horas ago

Mini vacas conquistam pela aparência, mas escondem um comportamento curioso no dia a dia

Mini vacas têm chamado atenção em diferentes regiões por seu porte compacto e aparência dócil,…

24 horas ago

4 árvores frutíferas para fazer mudas no outono e colher em poucos meses

O cultivo de árvores frutíferas ganha um novo ritmo quando o outono chega, trazendo temperaturas…

1 dia ago

O segredo evolutivo da oruga cabeça de serpente revelado

O artigo detalha a impressionante estratégia de sobrevivência da oruga cabeça de serpente, uma larva…

2 dias ago

This website uses cookies.