Categories: Economia

Recursos hídricos no meio rural

CNA e ANA assinam termo de cooperação para aprimorar gestão integrada dos recursos hídricos no meio rural.

 

Publicidade

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Nacional de Águas (ANA) assinam nesta quinta-feira, na sede da CNA em Brasília, termo de cooperação técnica visando à união de esforços para aprimorar a gestão integrada dos recursos hídricos. A ideia é promover a conservação de solos e o uso racional da água no meio rural, bem como a consolidação da sustentabilidade da agricultura irrigada no Brasil.

 

Além de estimular o intercâmbio de informação e a capacitação no que se refere à preservação, conservação e uso sustentável dos recursos naturais no meio rural, a parceria tem por objetivo promover o uso racional e eficiente dos recursos hídricos pelo setor agropecuário brasileiro. Isto inclui a agricultura irrigada, por meio da difusão de boas práticas, da capacitação e apoio técnico, e da disseminação de novas tecnologias e conhecimentos.

 

Técnicos da ANA e do Instituto ICNA de estudos e pesquisas se encarregarão de aperfeiçoar, ampliar, padronizar e difundir o conhecimento sobre agricultura irrigada e sobre os principais segmentos produtores. Eles também trabalharão para integrar o Projeto Biomas, desenvolvido pela CNA em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ao Programa Produtor de Águas, desenvolvido pela ANA.

 

A avaliação inicial é de que a junção dos dois projetos é fundamental para fazer o conhecimento chegar ao agricultor. Afinal, o objetivo do Biomas é implementar técnicas conservacionistas em propriedades rurais e o programa da ANA visa a incentivar os produtores a adotar boas práticas conservacionistas. Além do pagamento por serviços ambientais – PSA, o Produtor de Águas prevê assistência técnica e trabalhos de extensão rural, ofertando, assim, tecnologia e capacidade técnica e financeira para a execução das ações.

 

Nos próximos 60 dias, CNA e ANA irão concluir um plano de trabalho conjunto que incluirá a implantação de “Vitrines Tecnológicas” em propriedades modelo, para difundir boas práticas de conservação do solo e da água no meio rural. As Vitrines Tecnológicas são espaços para alocação de tecnologias que já estão disponíveis para pronta utilização pelos agricultores e representam avanços na estruturação de sistemas produtivos de base ecológica.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Hoya-carnosa: 6 sinais claros de que a floração vai explodir a qualquer momento

A Hoya-carnosa dá sinais antes de florir. Veja 6 indícios claros de que a floração…

3 horas ago

3 sinais de que o peixe está estressado mesmo com água limpa

Peixe pode estar estressado mesmo com água limpa. Veja 3 sinais comportamentais que indicam desconforto…

3 horas ago

O hábito ignorado na limpeza da gaiola que afeta a saúde das aves

Saúde das aves pode ser afetada por um hábito comum na limpeza da gaiola. Entenda…

4 horas ago

Hera-variegata: 3 ajustes de luz que resgatam o desenho branco das folhas

A hera-variegata perde o branco das folhas por erro de luz. Veja 3 ajustes simples…

17 horas ago

Preço da saca de soja hoje quarta-feira: Veja os valores por estado

Confira o preço da soja saca de 60 kg atualizado hoje quarta-feira em todas as…

21 horas ago

Preço do milho saca de 60 kg: Valores por estado hoje quarta-feira

Confira o preço do milho saca de 60 kg por estado e cidade hoje quarta-feira,…

22 horas ago

This website uses cookies.