Categories: Economia

Soja: Câmara dos Deputados derruba taxação

Câmara dos Deputados derruba taxação sobre exportações de soja.

 

Publicidade

Aprovação da medida afetaria gravemente a competitividade dos produtores da oleaginosa.

 

A Câmara dos Deputados rejeitou a cobrança de tarifa de 9,6% de PIS/Cofins sobre as exportações de soja em grão. A proposta, incluída por emenda no relatório final da Medida Provisória (MP) 627/2013, que trata da taxação de empresas brasileiras com negócios no exterior, foi retirada ontem à noite, na votação dos destaques à MP, que segue agora para análise no Senado. 

 

A decisão de retirar a taxação teve o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), já que a medida traria consequências extremamente negativas para os produtores, criando um ônus adicional nas exportações brasileiras de soja em grão. Hoje, 75% da oleaginosa tem como destino o mercado externo.

 

Tributação direta – “Na prática, a medida tornava a exportação da soja em grão passível de ser tributada diretamente”, explica o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) e vice-presidente da CNA, Carlos Sperotto.            Estudo da FARSUL, encaminhado às lideranças partidárias do Congresso Nacional, mostrou que a aprovação da tarifa teria consequências danosas para os produtores.

 

Segundo o documento, a soja brasileira tem um dos maiores custos de produção entre os principais produtores mundiais da oleaginosa, sendo 43% superior ao custo de produção dos agricultores americanos. Os sojicultores nacionais enfrentam, ainda, uma carga tributária de 27% sobre o custo da atividade.

 

“Esta tributação sobre o custo de produção não é percebida em outros países produtores, o que tira a competitividade da soja brasileira, ameaçando a atividade no médio e no longo prazo”, conclui Sperotto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação CNA.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Por que a ora-pro-nóbis ganhou o apelido de “carne verde”? 5 benefícios que explicam o valor nutricional da PANC pouco explorada

Descubra por que a ora-pro-nóbis é chamada de carne verde e conheça 5 benefícios que…

6 horas ago

Onde vender? Preço da soja saca de 60 kg surpreende regiões

Confira a cotação atualizada do preço da soja saca de 60 kg em 32 cidades…

6 horas ago

Preço do milho hoje: Confira os valores em 8 estados e 34 cidades

Confira o preço do milho hoje nas principais praças do Brasil. Acompanhe os valores da…

6 horas ago

Preço do Boi China: Arroba chega a R$ 355 e aquece mercado

O Preço do Boi China dispara em fevereiro de 2026. Veja a tabela completa com…

7 horas ago

Preço da vaca gorda: O que explica o preço dos estados?

O preço da vaca gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

8 horas ago

Novilha Gorda atinge R$ 341: Veja os estados com maior alta

O preço da novilha gorda apresenta tendência de alta em diversas regiões do Brasil. Confira…

8 horas ago

This website uses cookies.