ALL investe no transporte de biodiesel
ALL – América Latina Logística está em ritmo acelerado de crescimento na importação e exportação de combustíveis. Uma prova disso é a nova parceria estabelecida a três mãos: ALL, BsBios (produtora de biodiesel) e a BR Distribuidora. Com investimento total de R$ 1,3 milhão, a parceria resultou no primeiro embarque de Biodiesel (B100) via modal ferroviário, com expedição diretamente da usina produtora da BsBios – na cidade de Passo Fundo (RS).
A carga oriunda da usina sairá da ferrovia direto para a refinaria da BR em Araucária (PR). Antes da parceria, esse procedimento envolvia transporte por rodovias, algo que onerava as estradas da região. “O novo acesso, além de aumentar a capacidade de transporte, proporciona redução de caminhões e a diminuição de gases poluentes para o meio ambiente”, diz o responsável pelo transporte de Biodiesel da ALL, Thiago Guerra. Guerra conta que três trens nos trilhos equivalem a 200 caminhões a menos nas estradas e pátios de triagem.
O primeiro carregamento aconteceu em caráter experimental em dezembro de 2013, com o transporte de 10 vagões carregados de biodiesel, o que representa 550 m³ do combustível. A parceria ganhou força total em janeiro desse ano, quando foram transportados 3 mil m³ do combustível. A previsão é de que em fevereiro a carga se repita em volume e para os próximos meses cresça ainda mais.
“Trabalhamos em um mercado extremamente competitivo e agressivo, no qual precisamos criar mecanismos e diferenciais de fidelização junto aos nossos clientes. A BsBios acredita que o seu pioneirismo tem criado meios inovadores de agregar valor à cadeia, sempre contribuindo de maneira responsável ao desenvolvimento sustentável,” salienta o Diretor Comercial da BsBios, Gabriel Machado.
A ALL segue com um cenário otimista para o transporte de líquidos. Com investimentos em vagões e locomotivas, e fomento a parcerias para novos terminais, a empresa foca no aumento da produtividade com a expectativa de alcançar o marco de 15% de crescimento no segmento. “Esperamos entrar de vez para o mercado interno de biodiesel”, afirma Guerra.
SOBRE A ALL
A ALL – América Latina Logística S.A. é a maior empresa independente de logística da América Latina. Criada em 1997 com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) para atuar na malha sul do país, a companhia vem ampliando sua atuação em um histórico de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Hoje, oferece uma grande variedade de serviços por meio de quatro negócios principais: ALL Operações Ferroviárias, composta por quatro concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12,9 mil km de ferrovias; Brado Logística, subsidiária que presta serviços de logística intermodal de contêineres; Ritmo Logística, empresa voltada para o negócio rodoviário; e a Vetria Mineração, empresa que apresenta solução logística mina-ferrovia-porto para o minério de ferro entre Corumbá e Santos.
A ALL tem a concessão da ferrovia de Mato Grosso do Sul desde 2006. Mais de dez cidades que recebem a linha férrea, além de alguns distritos. As cidades são: Três Lagoas, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Campo Grande, Terenos, Miranda, Bodoquena, Corumbá, Chapadão do Sul, Inocência e Aparecida do Taboado.
Em agosto de 2013, uma parceria entre a ALL e a companhia Vale chegou ao recorde de 60 mil toneladas transportadas no Porto de Ladário e 300 mil toneladas no Porto Esperança, em Corumbá/MS.
Em outubro, outro recorde foi alcançado por meio de parceria com a Eldorado. Foram transportados 160 mil toneladas de celulose de Três Lagoas até o Porto de Santos. Cerca de 50% do volume de celulose produzido anualmente pela primeira linha da Eldorado é levado ao Porto de Santos para exportação pela ferrovia administrada pela ALL.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











