Indústria de soja: Compromisso com a sustentabilidade

Indústria de soja é firme no compromisso com sustentabilidade, diz Abiove.

Em nota, entidade diz que acompanha com cautela discussões sobre a Amazônia e reforça sua participação em programas de boas práticas na produção.

Publicidade

A Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), que representa as processadoras de soja do Brasil, informou, nesta quinta-feira (22/8) que está acompanhando com cautela as discussões sobre a situação da Amazônia brasileira. E afirmou que “continua firme” em seus compromissos relacionados à sustentabilidade da cadeia produtiva do grão no país.

Em nota, a entidade lembra que a legislação ambiental brasileira é muito rigorosa e que o compromisso da indústria de soja é com uma agenda que valorize a produção sustentável e promova o reconhecimento internacional do agronegócio brasileiro. “O combate ao desmatamento associado à produção da soja é, e sempre será, tratado como prioridade pela entidade”, diz a Abiove, na nota.

A entidade menciona entre as principais iniciativas em prol da sustentabilidade a Moratória da Soja, compromisso assinado pela própria indústria e representantes da sociedade civil para inibir a compra do grão oriundo de áreas de desmatamento na região amazônica. E lembra que há procedimentos de controle de origem de produtos e auditorias independentes que garantem o cumprimento do acordo.

“O setor monitora o plantio de soja em áreas desmatadas e com estas informações em mãos, as empresas associadas à ABIOVE garantem uma política de desmatamento zero há mais de uma década. Por meio de procedimentos de controle de origem e auditorias independentes validadas pela sociedade civil, as empresas não adquirem nem financiam soja de fazendas em que tenha sido detectado desmatamento”, afirma a Abiove, no comunicado.

A Associação reforça ainda sua participação no Protocolo de Grãos, assinado junto ao Ministério Público Federal, programas de certificação de boas práticas agrícolas e controle diário de rastreabilidades em áreas embargadas por desmatamento ilegal.

“Cabe ressaltar a coordenação pelo setor privado no Grupo de Trabalho do Cerrado – GTC que atua no monitoramento do Bioma Cerrado com o objetivo de eliminar o desmatamento ilegal associado diretamente à soja e está desenvolvendo um mecanismo de pagamentos por serviços ambientais para os produtores que preservam”, diz o comunicado da entidade que representa a indústria de soja.

FONTE: REDAÇÃO GLOBO RURAL.

Carine Colim

Published by
Carine Colim

Recent Posts

4 erros na drenagem que matam plantas silenciosamente e comprometem o desenvolvimento das raízes

Plantas sofrem com drenagem incorreta; veja 4 erros comuns que comprometem raízes e como evitar…

4 horas ago

4 sinais de que o gato Maine Coon pode estar acumulando bolas de pelo que afetam a digestão

Maine Coon pode acumular bolas de pelo; veja 4 sinais digestivos e como notar cedo…

4 horas ago

3 posições estratégicas para manter a jiboia cheia, pendente e com folhas maiores dentro de casa

Jiboia cresce mais cheia e pendente quando bem posicionada; veja 3 locais estratégicos dentro de…

1 dia ago

3 cuidados com o Shih Tzu que ajudam a evitar crises respiratórias silenciosas em dias quentes e abafados

Shih Tzu exige atenção extra no calor; veja 3 cuidados simples que ajudam a evitar…

1 dia ago

Pouca gente sabe, mas 4 podas leves fazem a planta-renda-portuguesa se fortalecer

Planta-renda-portuguesa fica mais densa e forte com quatro podas leves feitas no momento certo.

2 dias ago

Um hábito diário pouco notado afeta diretamente o temperamento do Beagle

Descubra como um hábito diário influencia o temperamento do Beagle e aprenda ajustes simples para…

2 dias ago

This website uses cookies.