Projeto utiliza a natureza para gerar renda em AL
Tem nome de pimenta, mas não arde. O sobrenome é rosa, só que olhando de perto, ela é vermelha. O nome pimenta rosa foi dado pelos colonizadores europeus, que perceberam que esses frutinhos eram perfumados, saborosos e podiam ser usados como tempero, uma especiaria.
A aroeira frutifica entre os meses de junho e agosto e muita gente garante um dinheirinho extra coletando e vendendo pimenta rosa. Como uma turma boa da cidade alagoana dePiaçabuçu, bem na beira do Rio São Francisco.
Todos fazem parte da Associação Aroeira, criada em 2010 para ajudar os coletores de pimenta a organizar e beneficiar a produção, gerando mais renda para todos.
A associação foi criada com a ajuda do Instituto EcoEngenho, uma ong que desenvolve projetos em comunidades pobres de Alagoas.
O engenheiro José Roberto Fonseca é fundador e diretor do instituto. Ele explica que o pessoal fez cursos para aprender a colher a pimenta, sem prejudicar a aroeira.
O povo trabalha rápido. Sobre uma lona plástica, para não pegar sujeira, os cachinhos de pimenta são retirados dos galhos e terminada a colheita é hora de descer o rio. A aroeira segue direto para sede da associação, onde fica a unidade de beneficiamento da pimenta. Os grãos são lavados e colocados em uma peneira para secar. Em seguida, passam por uma seleção criteriosa.
Chega a hora da pimenta ir para uma estufa, onde vai desidratar por oito horas. O equipamento é movido a energia solar. Para empurrar o ar quente para dentro da estufa, o equipamento usa turbinas elétricas. A energia também é produzida lá mesmo, a partir da luz solar.
Dentro da estufa solar, o ar aquecido circula de forma lenta e regular. A unidade tem capacidade para beneficiar cerca de uma tonelada de pimenta por mês.
Investindo em qualidade e fazendo da coleta à comercialização, os produtores conseguiram uma imensa valorização no preço da pimenta e nesta safra, o preço ficará ainda melhor: em torno de R$ 150 o quilo.
Com tanta qualidade, a pimenta da associação conquistou chefes de cozinha renomados do Nordeste, como Sérgio Jucá e Wanderson Medeiros, que criaram receitas requintadas com a pimenta rosa.
Quer ficar por dentro do
agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor
em primeira mão?
Para isso é só entrar em nosso canal do WhatsApp (
clique aqui
), e no grupo do WhatsApp (
clique aqui
)
ou Telegram Portal Agron (
clique aqui
),
e no nosso Twitter (
clique aqui
)
.
Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias (
clique aqui
)
- Se o artigo ou imagem foi publicado com base no conteúdo de outro site, e se houver algum problema em relação ao conteúdo ou imagem, direitos autorais por exemplo, por favor, deixe um comentário abaixo do artigo. Tentaremos resolver o mais rápido possível para proteger os direitos do autor. Muito obrigado!
- Queremos apenas que os leitores acessem informações de forma mais rápida e fácil com outros conteúdos multilíngues, em vez de informações disponíveis apenas em um determinado idioma.
- Sempre respeitamos os direitos autorais do conteúdo do autor e sempre incluímos o link original do artigo fonte. Caso o autor discorde, basta deixar o relato abaixo do artigo, o artigo e a imagem será editado ou apagado a pedido do autor. Muito obrigado! Atenciosamente!
- If the article or image was published based on content from another site, and if there are any issues regarding the content or image, the copyright for example, please leave a comment below the article. We will try to resolve it as soon as possible to protect the copyright. Thank you very much!
- We just want readers to access information more quickly and easily with other multilingual content, instead of information only available in a certain language.
- We always respect the copyright of the content and image of the author and always include the original link of the source article. If the author disagrees, just leave the report below the article, the article and the image will be edited or deleted at the request of the author. Thanks very much! Best regards!











