Desmate na Amazônia Legal tem alta de 9,8%

Desmate na Amazônia Legal tem alta de 9,8% ao longo de um ano, diz Inpe.

 

Publicidade

Floresta perdeu área equivalente a duas cidades de SP entre 2013 e 2014. Dados do Deter foram divulgados esta semana.

 

Dados divulgados esta semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que a Amazônia Legal perdeu 3.036 km² de floresta entre agosto de 2013 e julho de 2014, 9,8% a mais em relação ao período anterior. Os meses integram o chamado “calendário do desmatamento”, relacionado com as chuvas e atividades agrícolas

 

Segundo informações do sistema de detecção em tempo real, o Deter, o montante desmatado é equivalente a duas vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

 

O mecanismo do Inpe analisa a degradação (desmatamento parcial) e o corte raso (desmatamento total) da floresta nos estados que possuem vegetação amazônica (todos os da Região Norte, além de Mato Grosso e parte do Maranhão).

 

Os números apontados ajudam órgãos de controle e fiscalização. No entanto, para calcular a taxa anual do desmatamento por corte raso na Amazônia, o Inpe utiliza o Prodes que trabalha com imagens de melhor resolução espacial e mostram ainda pequenos desmatamentos. Sua divulgação deve ocorrer até o fim deste ano.

 

Em novembro passado, esse sistema apontou perda de 5.843 km² de floresta entre agosto de 2012 e julho de 2013, aumento de 28% em relação ao período anterior. O tamanho é equivalente a quase quatro vezes o município de São Paulo.

 

Levantamento de junho e julho

Os dois últimos meses divulgados pelo governo foram junho e julho. O primeiro período registrou desmatamento de 535,31 km², enquanto no segundo mês, a floresta perdeu 728,56 km² de vegetação. Nos dois últimos meses do calendário do desmatamento, o Pará foi o estado que mais derrubou vegetação, seguido de Mato Grosso e Rondônia.

 

Em comunicado divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, o diretor do Departamento de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, avaliou que a expectativa é que em setembro os alertas caiam. “Eles (os desmatadores) agora não terão acesso ao dinheiro que financia o desmatamento. Quem estiver derrubando a floresta vai interromper o corte porque não terá como receber pelo trabalho ilegal”, disse.

 

Fonte: G1.

Equipe Agron

Published by
Equipe Agron

Recent Posts

Zamioculca: 4 erros comuns que travam o crescimento e podem matar a planta lentamente

A zamioculca (Zamioculcas zamiifolia communis) chama atenção pela resistência e pelo brilho intenso das folhas,…

5 horas ago

Jadarita: Cientistas acham pedra do Superman na vida real

A jadarita é o mineral sérvio com a mesma fórmula da kryptonita do Superman. Descubra…

12 horas ago

Próxima Era do Gelo: 5 fatos sobre o futuro do planeta

A Próxima Era do Gelo está atrasada? Entenda como as emissões humanas alteram o ciclo…

12 horas ago

Como 6 vacas isoladas humilharam a genética moderna

Esquecidas por 130 anos, as vacas da Ilha de Amsterdã sobreviveram ao impossível. Descubra o…

12 horas ago

Rentabilidade da Soja: Por que as margens estão sumindo no campo?

A rentabilidade da soja enfrenta o desafio dos custos altos e margens estreitas. Descubra se…

13 horas ago

Piolho de galinha: como usar o maçarico no combate e os cuidados que evitam acidentes

O piolho de galinha costuma se instalar de forma discreta, mas rapidamente compromete o bem-estar…

17 horas ago

This website uses cookies.