A antracnose é a principal doença da mangueira, sobretudo nas variedades haden e rosa. Causada por um fungo, ela também afeta as folhas da planta, provocando manchas pretas, e as flores, que ficam escuras. A incidência da antracnose é favorecida pela umidade, como a da água que escorre do pedúnculo do fruto.
As fases de maior suscetibilidade ao ataque são a da florada, de frutos novos denominados chumbinhos e de frutos desenvolvidos durante a maturação. O melhor controle é realizar a substituição de copas por variedades mais resistentes, como a alfa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a espada stahl. É importante remover o foco do fungo, retirando-se folhas, flores e ramos da mangueira caídos ao chão.
O controle preventivo com fungicidas deve ser realizado antes e durante o período da florada, chumbinho e maturação dos frutos. Em plantios comerciais são usados fungicidas a base de cobre, carbamato, triazóis e estrobulinas.
CONSULTOR: CARLOS JORGE ROSSETTO, pesquisador aposentado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e Pólo Regional do Noroeste Paulista (DDD/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo,
Fonte: Globo Rural.
Este artigo apresenta um guia completo sobre os melhores petiscos para cachorro, explorando desde bifinhos…
Este artigo detalha as etapas essenciais sobre como desengasgar cachorro, diferenciando engasgos reais de outras…
Este artigo explora as novas evidências científicas que sugerem a existência do Planeta 9 nos…
Este artigo detalha a descoberta de que o Prototaxites, um organismo gigante de 420 milhões…
Este artigo explora o fascinante e brutal comportamento da garoupa-gigante, capaz de devorar tubarões inteiros…
Saiba como identificar os 4 sinais de que seu cacto-coroa-de-frade está com sol insuficiente e…
This website uses cookies.