Como fazer compostagem com estrume de vaca
No mundo da jardinagem, a compostagem reina suprema. Repleta de elementos nutricionais, ela está se tornando um material comum em jardinagem residencial. Um dos fertilizantes mais densos em nutrientes é a compostagem de estrume de vaca. Esse material é simples e, depois de ser aplicado a um jardim, ajuda a produzir abundância de frutas, vegetais e flores.
Instruções:
1 – Localize um fornecedor de estrume de vaca em fazendas leiteiras e produtoras de carne. O estrume de gado leiteiro tende a ser mais denso em nutrientes, enquanto o proveniente das fazendas produtoras de carne tende a conter mais sementes de ervas daninhas. Obtenha seu estrume de uma fazenda de boa reputação quanto ao tratamento de seus animais e escolha um orgânico, se possível.
2 – Monte sua pilha de compostagem. Embora seja possível fazer compostagem de estrume de vaca em uma caixa, geralmente as quantidades são grandes o suficiente para exigirem uma pilha. E,las podem ser montadas com telas de arame e postes para galinheiro, mas as pilhas livres produzem os mesmos resultados. Faça camadas de estrume diretamente no chão em um lugar próximo do jardim para facilitar a aplicação, mas longe o suficiente para que qualquer odor em potencial ou distração visual não seja um problema. Não pise nele ou o coloque em uma cova, pois isso pode causar acúmulo de bactérias. Isso é especialmente importante para os níveis de umidade da pilha de compostagem. Esta deve permanecer com pouca umidade, mas nunca molhada ou encharcada, o que resultará em crescimento bacteriano. As pilhas muito molhadas beneficiam-se com a adição de palha cortada ou cinza de madeira. Já as muito secas e que não começam a formar compostagem devem ser regadas levemente.
3 – Borrife cal no estrume. Isso ajudará o processo de compostagem e desestimulará a invasão de moscas.
4 – Adicione uma camada de terra. Com base no tamanho de sua pilha de compostagem, cubra-a com 15% de terra. Isso acrescentará micróbios para ajudar o processo de compostagem.
5 – Areje a pilha de compostagem. O estrume de vaca é forte, portanto, será necessário arejar a pilha em dias alternados, ou com um forcado, misturando e revolvendo-o para ajudar o oxigênio a chegar até o fundo. Você também pode misturar lascas de madeira ou palha para soltar a pilha.
6 – Verifique sua pilha de compostagem para ver se já se tornou um fertilizante utilizável. O produto acabado terá uma textura que se esfarela facilmente, terá um odor característico e consistência terrosa. Esse processo pode levar apenas duas semanas, mas a compostagem de pilhas envelhecidas por cerca de seis meses será melhor. O estrume de vaca tende a ter sementes de ervas daninhas em abundância. Para matar as sementes, deixe a pilha atingir 62,5 °C por tempo suficiente durante 30 dias. Isso não matará todas as sementes, mas eliminará a maioria.
Fonte: ehow.com.br


Bastante importante agora que a produção de legumes e verduras exige a adubação orgânica.