Inajá: A palmeira do Norte no Prosa Rural

Compartilhar

O Prosa Rural desta semana ( 9 a 15/06) vai falar sobre a palmeira inajá e as muitas utilidades de seu fruto. Vai, portanto, desfazer o mito de que o inajá não serve para nada. Quem pensa que o inajá é uma praga vai descobrir que está muito enganado.

 

Os produtores rurais consideravam a palmeira uma praga, pois a germinação de suas sementes ocorre de forma muito rápida e a propagação da planta é muito difícil de ser controlada e eliminada. A partir da divulgação das pesquisas da Embrapa sobre o inajá e seu potencial para a economia brasileira, esse quadro começou a mudar. Esta semana os ouvintes do programa da região Norte poderão descobrir o que a Embrapa está fazendo para tornar o inajá uma cultura viável economicamente. 

 

As pesquisas realizadas pela Embrapa Roraima, Embrapa Amapá em parceria com a Embrapa Agroenergia descobriram que o fruto do inajá possui óleo que pode ser aproveitado de variadas formas, que vão desde a alimentação humana e animal, até a geração de biodiesel. O Prosa rural, programa de rádio da Embrapa, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apresenta ao público a importância das pesquisas feitas com o inajá para a agricultura familiar e para que em breve a palmeira possa ser fonte de biocombustível para o país.

 

Fonte: Embrapa Agroenergia.


Compartilhar

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *