Covid-19 afeta satisfação de usuários de internet
Pandemia da Covid-19 afeta satisfação dos usuários de telefonia e internet na Paraíba
Foram medidas as reclamações para os principais serviços de telecomunicações: telefonia, internet fixa e TV por Assinatura.
Quando ainda em janeiro a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) comunicava a importância dos serviços de telefonia, internet e TV por assinatura para combater a crise do coronavírus, e mesmo quando a satisfação anual dos usuários desses serviços havia melhorado de forma significativa em relação com o ano 2019, o isolamento social e o distanciamento fez com que aumentasse o mal-estar com as operadoras.
Segundo dados da Selectra, empresa especializada no setor de telecomunicações, que coletou e analisou os resultados do terceiro mês do ano, comparando o mesmo período com o ano anterior, 2019, na Paraíba. Assim, foi visto um incremento mensal de 2.845 reclamações durante o mês de março para 3.327 solicitações em abril deste ano. E esse não foi o único dado relevante, pois de fevereiro deste ano para março também houve crescimento das queixas dos usuários de telefonia e internet. No total, foram contabilizados em fevereiro 2.638 ocorrências de queixas, 207 menos que em março.
Dentro das operadoras com mais queixas, o primeiro lugar foi para os planos da Claro, com 1.083 queixas. Tim e Oi fecharam o pódio das empresas com mais reclamações, 1.083 e 746, respectivamente.
Por outro lado, foi visto uma queda mensal (março-abril) de 1,4% no número de novos assinantes de internet na Paraíba durante o confinamento. O dado positivo é que comparado com abril de 2019 houve um crescimento anual de 14,8% no mesmo quesito.

