Categories: Ciência e Tecnologia

Sensoriamento remoto na agropecuária

Faculdade CNA debate sensoriamento remoto na agropecuária.

A Jornada Acadêmico-Científico da Faculdade CNA foi encerrada com a palestra “Aplicações do sensoriamento remoto para agropecuária”.

Publicidade

A Jornada Acadêmico-Científico da Faculdade CNA foi encerrada com a palestra “Aplicações do sensoriamento remoto para agropecuária”, na sexta (05).

O tema foi apresentado pelo professor da Universidade de Brasília (UnB), Gustavo Baptista. O professor da Faculdade CNA e secretário executivo do Instituto CNA, Carlos Frederico Ribeiro, e estudantes do Programa de Iniciação Científica da instituição também participaram do debate.

O sensoriamento remoto é um conjunto de técnicas utilizadas para a obtenção de informações a distância sobre alvos na superfície terrestre. Os dados são obtidos por meio do registro da interação da radiação eletromagnética com a superfície, feito por sensores distantes ou remotos, como satélites, aviões e drones.

“O setor está se modernizando e, cada vez mais, conta com novas opções. O sensoriamento remoto permite monitorar vários aspectos de uma propriedade. Existem bases de imagens e softwares gratuitos e a capacitação está mais acessível. As aplicações do sensoriamento remoto na agropecuária são o nosso presente e futuro”, disse Carlos Frederico.

Com a tecnologia é possível fazer estimativas de produtividade, avaliação de deficiência nutricional e detecção de pragas e doenças, por exemplo. Além disso, permite estimar o vigor de plantas utilizando índices de vegetação, a necessidade hídrica das plantas e as condições do solo de uma área específica, entre outras funções.

O professor da UnB abordou as aplicações do sensoriamento remoto em solos e vegetação, rebanho e infraestrutura e aptidão agrícola e processos erosivos. Gustavo Baptista também explicou as técnicas de espectroscopia de reflectância, espectroscopia de imageamento e sensoriamento remoto hiperespectral.

“Tentei mostrar que existe um mundo fascinante, que os estudantes podem se apropriar e fazer um diferencial no seu trabalho e formação. Quando você domina uma ferramenta como essa, pode fazer trabalhos muito mais amplos e que trazem retornos mais interessantes, seja na produtividade, na extensão rural e no auxílio ao pequeno produtor”, afirmou ele.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA.

Douglas Carreson

Published by
Douglas Carreson

Recent Posts

3 formas de conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes

Descubra como conduzir o cacto-macarrão para formar ramos longos e pendentes com luz, poda estratégica…

5 horas ago

4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco sem demonstrar claramente

Veja 4 sinais de que o gato Persa pode estar sofrendo com ar seco e…

6 horas ago

Comunicação Química entre Plantas e Insetos: O Segredo da Sobrevivência

Descubra como a comunicação química entre plantas e insetos molda a natureza. Conheça as estratégias…

16 horas ago

Confinamento de bovinos dispara e projeta 10 milhões de cabeças

O confinamento de bovinos cresceu 16% no Brasil, atingindo 9,25 milhões de cabeças. Saiba por…

17 horas ago

Previsão do Tempo para Agricultura: Lucro ou Prejuízo em 2026?

A previsão do tempo para agricultura indica transição para El Niño em 2026. Veja como…

19 horas ago

Morte de vacas por manga: Por que frutas no pasto são perigosas?

A morte de vacas por manga ocorre devido à acidose e ao timpanismo. Entenda os…

20 horas ago

This website uses cookies.